Casa de Cultura da UnirG lança novos projetos para 2021

03 de Fevereiro de 2021

Com a tradição de prestar importantes serviços na área da cultura em Gurupi, a Casa de Cultura da UnirG inicia o ano planejando novas atividades. Além das aulas que já são ofertadas à comunidade, outros projetos já estão em andamento e pretendem ampliar a participação de acadêmicos da Instituição.

Ao longo do ano, os trabalhos ocorrerão observando as orientações dos órgãos de saúde, devido a pandemia da Covid-19.

Grupos artísticos

Para promover a integração entre a universidade e a comunidade local, estão sendo criados quatro Grupos Artísticos. “Acadêmicos, egressos e demais pessoas interessadas poderão participar dos grupos de artes visuais, teatro, dança e música. Juntos iremos desenvolver produtos que serão apresentados à comunidade interna e externa, como espetáculos, exposições, entre outros”, detalhou o gestor da Casa de Cultura, professor Me. Audimar Dionísio.

Serão ofertadas oficias em parcerias com Centros Acadêmicos e Atléticas, para os acadêmicos da Instituição. “Os estudantes terão a oportunidade de dialogar, perceber o próprio potencial e afinidade em cada área e, assim, integrar os nossos grupos artísticos”, disse Audimar.

Em breve serão lançados editais para a seleção de pessoas para os grupos de cada modalidade.

Grupo interdisciplinar de professores

Os docentes de cada área também irão integrar um grupo interdisciplinar, que terá a proposta de desenvolver trabalhos alinhados às demandas institucionais. Anualmente, o grupo pretende produzir espetáculos com as temáticas contempladas no Plano de Desenvolvimento Institucional da UnirG.

“Já estamos em fase de construção do nosso primeiro espetáculo, o Aldeia Global, que irá trabalhar danças, cantos, ritmos e prosas tocantinenses, que irão dialogar com as modalidades que nós trabalhamos em nossas aulas. Iremos levar ao palco a nossa memória cultural, ao mesmo tempo em que buscamos avançar enquanto pensadores, refletindo sobre o desenvolvimento regional e as questões que movimentam o mundo”, antecipou.

Ciranda das Artes

A Casa de Cultura irá atender em 2021, cerca de 200 alunos da comunidade externa, em oficinas permanentes nos quatro grandes setores culturais: artes visuais, dança, música e teatro. As aulas estão sendo realizadas 100% on-line atendendo as normas de segurança devido a pandemia da Covid-19.

Trinta por cento das vagas são destinadas a alunos da Rede Municipal de Ensino (isentos de mensalidades), e outros 20% são destinadas a alunos da Rede Estadual de Ensino (isentos de mensalidades), por meio do projeto Ciranda das Artes.

As demais vagas são direcionadas a ampla concorrência. Para esse ano a mensalidade foi reduzida, passando para R$ 50 mensais, em qualquer modalidade. Filhos de servidores da Universidade de Gurupi terão ainda o desconto de 20%.

O projeto Ciranda das Artes é um parceiro da Casa de Cultura, que custeia uniformes e a manutenção dos instrumentos utilizados nas aulas. “A partir de agora o projeto também estará dando bolsas para quatro ex-alunos do projeto, que irão auxiliar os instrutores durante as aulas”, explica Audimar.

O Ciranda das Artes é um projeto patrocinado pelas empresas Construtora Asas, Madesil, Terra Forte Atacadista e Madeireira São Judas Tadeu, Mega Factor, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Estadual de Educação.