Acadêmico de Letras é aprovado em Mestrado na Unicamp

01 de Dezembro de 2020

Aos 21 anos, o acadêmico do 8º período do curso de Letras da Universidade de Gurupi (UnirG), Lucas dos Santos Costa, comemora a conquista de uma vaga no Mestrado em Linguística Aplicada, no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A aprovação com a nota 9,53 foi divulgada na última semana, após Lucas ter participado de três etapas de seleção que compreenderam a avaliação do projeto de pesquisa e carta de intenção, entrevista e análise de currículo.

Esse resultado reflete o empenho do jovem acadêmico ao longo do curso de Letras na UnirG, que deve ser concluído esse ano. “Frente à concorrência, em certos momentos, julguei que essa aprovação seria difícil, mas que estaria disposto a fazer minha parte, da melhor maneira. Fiquei muito feliz e grato a Deus por essa aprovação. Percebo que a preparação para ela, ocorreu durante todo o curso. Foi muito satisfatório ver que todas as abdicações feitas, com a dedicação que tenho tido, em prol dos estudos, desde o início do curso, resultaram nessa conquista”, disse.

Ao escolher a Unicamp, Lucas também irá realizar um outro sonho: ser aluno de grandes autoridades na área de Linguística Aplicada. “Desde o primeiro período, com orientação da professora da UnirG, Drª Marciele Araujo, tenho acompanhado e me aprofundado em trabalhos dos professores da Unicamp, a partir de livros, artigos, lives e cursos. Dessa forma, desenvolvi um sonho de ser aluno desses profissionais. Porém eu não tinha planos de me inscrever nesse Mestrado, devido à distância e por questões financeiras. Com a pandemia, esse processo se tornou remoto e isso viabilizou a minha inscrição”, explicou.

Costa foi aprovado na linha de pesquisa "Linguagens e Educação Linguística: Estudos da linguagem com ênfase em questões ligadas ao ensino-aprendizagem de línguas" e irá desenvolver o projeto “Tradição gramatical e análise linguística: práticas dos professores de Língua Portuguesa nas escolas de Ensino Médio de Gurupi  -Tocantins”.

Após a conclusão do Mestrado, Lucas deseja seguir com as pesquisas na área de Linguística Aplicada, em um programa de Doutorado. Sua intenção é ser professor universitário e ainda de Língua Portuguesa na Educação Básica.

Letras na UnirG

A opção pela graduação em Letras partiu da vontade de ser professor e de compartilhar o conhecimento. “Tinha afinidade com o estudo de idiomas, principalmente, da gramática da língua materna e sempre gostei de explicar, ensinar e ajudar meus colegas a compreenderem determinado conteúdo. No Centro de Ensino Médio Bom Jesus, a professora de Língua Portuguesa Elisabete Stefanello me orientou a fazer esse curso na UnirG”, afirmou.

As expectativas não foram frustradas, e Lucas afirma que formação que recebeu ao longo dos últimos quatro anos o prepararam para vencer novos desafios. “O curso ampliou minha visão acerca das oportunidades que o campo de Letras oferece. Os estudos foram muito mais profundos do que eu imaginava, em questões linguísticas, culturais, literárias, sociais, políticas e pedagógicas. Ademais, houve uma associação da teoria com a prática, por meio de muitas atividades”, ressaltou.

“A formação em Letras, na UnirG, me oportunizou uma preparação contínua para essa conquista. Foi nessa instituição que pude ter uma iniciação científica de qualidade, ao lado de professores capacitados que orientam e inspiram sempre os acadêmicos a crescerem sempre mais, enquanto pesquisadores”, finalizou.

Atualizada em 08/12/2020 - 15h15