A professora Esp. Francisca Edivania Gadelha Dias é a autora de um dos capítulos do livro “Inclusão em Tempos de Exclusão: Os desafios da Rede de Educação Profissional Tecnológica Pública”, publicado este mês pela editora Mentes Abertas. Francisca integra o quadro de docentes do curso de Letras da Universidade de Gurupi.
De acordo com a autora, o capítulo “A Educação Inclusiva com Ensino de Libras no Âmbito Escolar” traz uma reflexão sobre o enfrentamento e superação de barreiras vivenciadas pelos estudantes surdos no contexto escolar e profissional, bem como a ação da família como fator decisivo à formação dos filhos, principalmente no que tange ao uso da Libras para viabilizar a comunicação com os familiares. Francisca Edivania é especialista em Tradução Interpretação e Docência da Libras.
A publicação foi organizada pelo Dr. Lidemberg Rocha de Oliveira, do Programa de Pós- Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e pelo Me. Ronny Diogenes de Menezes, Mestre na área de Linguagens, Culturas e Formação Docente, pelo Programa de Pós- Graduação em Formação de Professores
da Universidade Estadual da Paraíba.
A obra reúne trabalhos que trazem a temática da inclusão social e educacional no âmbito das discussões contemporâneas sobre Educação Profissional e Tecnológica Pública, que é uma modalidade de ensino da Educação Básica originada com a criação da Escola de Aprendizes Artífices, por meio do Decreto Federal n° 7.566, de 23 de setembro de 1909.
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