Neste semestre, a coordenação de Direito da Universidade de Gurupi - UnirG surpreendeu-se com o número de artigos aceitos para a publicação na Revista Âmbito Jurídico. Ao todo foram produzidos mais de 100 Trabalhos de Conclusão de Curso, destes 20 já foram publicados na respectiva revista e outros aguardam análise para divulgação.
.
Conforme a coordenadora do curso, Kádyan Gonzaga, para que o índice de publicações fosse alcançado, a coordenação vem ao longo dos últimos anos adotando estratégias para fomentar as publicações. Uma das iniciativas usadas pelo Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito - NPJ, foi de que se os alunos conseguissem publicar seus artigos em uma revista científica seriam dispensados da apresentação oral do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.
"Nas aulas de supervisão de metodologia foi apresentada aos acadêmicos o universo da pesquisa jurídica e a possibilidade para eles terem seu projeto publicado em uma revista científica. Isso abriria outras possibilidades, como pontos em certames públicos, que poderia despertar uma motivação ainda maior aos estudantes", explicou.
A professora disse ainda que especificamente nesse semestre "foi reforçada a questão do universo da pesquisa. Realizamos durante a Semana Jurídica On-line, uma aula para tratar desse assunto e foi apresentado aos alunos alguns periódicos e a possibilidade de publicações".
Entre os temas publicados estão: O Direito Penal do Inimigo a Luz da Legislação Brasileira; As Consequências Jurídicas da Devolução de Crianças Adotadas no Brasil; A Possibilidade Jurídica de Dupla Paternidade em Caso de Cessão Temporária de Útero; Direito ao Esquecimento: sua função como novo paradigma para efetivação de direitos individuais; A Privatização Sistema Prisional Brasileiro e Mitos e Verdades em Relação à Pensão Alimentícia, Guarda e Visitas.
Kádyan completou ainda que esse semestre foi extremamente desafiador para todos, por ter que transformar as aulas presenciais em remotas, conforme exigência dos órgãos governamentais, devido a pandemia.
"Um dos caminhos encontrados foi então investir nas pesquisas e publicações
de artigos, que geraram um resultado muito positivo e um sentimento de reconhecimento dos alunos pelos respectivos esforços, além da dedicação ainda maior dos professores na tentativa de superar as dificuldades. Acredito que incentivar as publicações e estimular os acadêmicos e professores foi uma excelente alternativa para tirar o foco dos aspectos negativos, provocados pela pandemia".
Para o estudante do 10º período de Direito/Noturno, Allan Johnes Neres, a iniciativa demostrou o quanto a realização da pesquisa e o engajamento para a conclusão do curso podem ser positivo para o graduando quanto para a Instituição.
"E um momento impar como este que vivemos atualmente e depois de todos os percalços transpostos por professores e alunos neste semestre, creio que essa iniciativa tenha sido louvável, pois conseguimos superar a situação. Assim também podemos elevar o nome da nossa Instituição. Sinto-me orgulhoso e privilegiado em ter pertencido a este círculo tão competente de mestres e formandos", finalizou o estudante.
Para saber ter acesso a Revista Âmbito Jurídico clique em
https://ambitojuridico.com.br/. Todos os artigos dos estudantes da UnirG podem ser vistos no endereço
https://ambitojuridico.com.br/?post_type=post&s=unirg.