A professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Drª Silvana S. Kempfer, ministrou na tarde de ontem, 12, uma palestra online sobre Avaliação da Aprendizagem a partir de instrumentos remotos, para os professores da Universidade de Gurupi.
Assim como em diversas outras Instituições de Ensino do País, na UnirG as atividades estão ocorrendo de forma remota desde o início da suspensão das aulas presenciais, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus.
Durante a palestra, a Drª Kempfer abordou os diversos desafios que surgiram com essa mudança ocorrida de forma rápida em todo o mundo. “Todos estão perplexos com essas modificações. Não houve tempo para que todos se preparassem para essa nova realidade, que traz profundas mudanças na prática docente e também para o aluno”, disse
“É um período de aprendizagem. Enquanto para o professor existe a necessidade de não repetir as práticas pedagógicas aplicadas no ensino presencial também no universo virtual, do aluno é exigida uma postura ativa em que ele é o protagonista”, ressaltou Silvana.
Entre os instrumentos citados por ela para o desenvolvimento do que ela chamou de “Trilha de Aprendizagem” estão os fóruns, chats, desenvolvimento de projetos, vídeos, áudios, entre outros, mas sempre a partir de um planejamento docente organizado. “O objetivo é garantir a participação do aluno, de forma que ele sinta motivação em aprender e permanecer estudando”, frisou.
Sobre as avaliações, Silvana pontuou que é fundamental que o aluno seja estimulado a refletir e elaborar o conhecimento adquirido.
Transformações
A tensão inicial gerada com a rápida implantação das aulas remotas foi compartilhada pela professora do curso de Pedagogia da UnirG, Ma. Adriana Terra. Porém, ela percebe que os desafios também estão sendo convertidos em oportunidades de aprendizado para toda a comunidade acadêmica.
“A pandemia nos apresentou um contexto de condições não controladas em relação à prática docente. A educação não pode parar e a UnirG deixa a sua contribuição para este momento de complexas dificuldades. Não ficamos paralisados diante das dificuldades impostas pelas aulas remotas. Estamos criando um ambiente de aprendizagem em que a mudança não é mais uma opção, é uma certeza. Ao mesmo tempo estamos criando um importante portfólio de ferramentas e metodologias digitais e este será o nosso legado após essa pandemia”, completou Terra.
Para o Pró-reitor de Graduação e Extensão da UnirG, Me. Eduardo Miranda, a palestra trouxe novas contribuições para os docentes da UnirG, complementando as outras capacitações que estão sendo realizadas ao longo do semestre. Segundo ele, “o cenário é de otimismo, mesmo diante das dificuldades enfrentadas em todo o mundo. Essa palestra serviu para motivar, para tirar dúvidas dos docentes, de forma que as aulas possam ser otimizadas”, destacou Miranda.
Várias ações estão sendo desenvolvidas para auxiliar professores e alunos desde a implantação das aulas remotas. Capacitações sobre a utilização de ferramentas e aplicativos, como a Plataforma SEI, Hangout Meet, Google Forms e Socrative continuam sendo realizadas. Na última segunda-feira, 11, o Núcleo de Ensino a Distância começou uma nova etapa de reuniões online para abordar o uso dessas ferramentas. Para saber mais clique:
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