Territórios Inovativos, Espaços Makers e Centros de Inovação são temas de um workshop que está sendo realizado hoje, 14, na Universidade de Gurupi, com a Mestre em Design Gabriella Martins, diretora da Werkbund, em Recife (PE) e especialista no tema. Participam do evento professores, acadêmicos da UnirG, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal de Educação de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) de Gurupi e Lagoa da Confusão, além de representantes do Sebrae, Senar e Senac.
De acordo com o Pró-reitor de Graduação e Extensão da UnirG, Me. Eduardo Miranda, o evento compõe uma
programação de formação continuada direcionada aos docentes.
Para a coordenadora do Inova Gurupi, Ma. Adriana Santiago, a tônica do programa é inovar o nosso ecossistema, trabalhando em rede nas metodologias que buscam promover o desenvolvimento regional. “Uma das nossas estratégias é a criação de Centros de Inovação na perspectiva de rede. Nesse evento, os docentes dos cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas, em conjunto com a Engenharia Civil, terão a oportunidade de ter uma visão de um Centro que possa ofertar um portfólio formativo mais inovador na área do Ensino, Pesquisa e
Extensão, que permita ao profissional que está sendo formado o desenvolvimento de respostas mais precisas aos problemas sociais”.
Na fala aos presentes, Gabriella Martins destacou que a inovação é um dos principais veículos, uma das formas mais baratas, práticas de alcançar desenvolvimento econômico e social. "A universidade tem um papel central por ser formadora do capital humano de um território, pois as pessoas que são capazes de pensar e de inovar a partir da realidade local", disse.
Ainda segundo Martins, a base para o desenvolvimento são as pessoas. “É necessários que haja a intenção de fazer acontecer e de gerar novas ideias”, destacou.
À tarde, a partir das 14h, a programação segue no Laboratório de Tecnologia Assistiva da UnirG (Labtau), com o Workshop Prático.