Estudantes secundaristas participam de palestra do curso de Engenharia Civil

21 de Novembro de 2019

O rompimento da represa de rejeitos em Brumadinho (MG) e o desabamento de edifícios em São Paulo (SP) e Fortaleza (CE) são alguns dos temas que foram abordados na disciplina de Atualidades, ofertada aos alunos do Ensino Médio do Colégio Objetivo, em Gurupi. A discussão em sala de aula despertou o interesse dos alunos em conhecer mais o assunto, e hoje, 21, eles participam da palestra “Patologias em Estruturas”, promovida pelo curso de Engenharia Civil da Universidade de Gurupi – UnirG, no campus I da Instituição.   “Esses são fenômenos que também estão relacionados a conteúdos de Química e Física, que são estudados no Ensino Médio. Por isso tivemos essa ideia de proporcionar a eles o acesso a esse conhecimento da Engenharia, com professores da área. Os alunos vieram de forma voluntária, diante do grande interesse pelo assunto. É uma ótima parceria com a UnirG, que apresenta aos alunos secundaristas a relação que os cursos de graduação possuem com o cotidiano da sociedade”, disse o professor das disciplinas de Atualidades e Geografia do Colégio Objetivo, Hélio Buenaga. Quase 40 alunos secundaristas participam do evento, além de acadêmicos de Engenharia. Na palestra, o professor do curso, Fabiano Fagundes, aborda o contexto químico entre a interface dos materiais, além do comportamento químico e físico deles. “Se não há a produção e execução de um material de qualidade, isso irá resultar em problemas nas edificações futuramente, sejam elas pontes, barragens, viadutos, casas, túneis e prédios. O conhecimento que eles estão adquirindo agora no Ensino Médio é a base para aquilo que eles irão aplicar em um curso de graduação, envolvendo esses e outros conceitos muito utilizados no trabalho do engenheiro civil”, explicou o professor Fabiano. O interesse pela Física e por edificações motivou o estudante Luiz Miguel Dias, do segundo ano do Ensino Médio, a participar da palestra. “São assuntos interessantes e válidos para as provas do vestibular, Enem, e de forma geral ampliam a nossa visão sobre a Engenharia e a importância dela”, finalizou Luiz Miguel.