UnirG recebe computadores para laboratório de Produtos Naturais

18 de Novembro de 2019

A Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins entregou na última quarta-feira, 13, quatro computadores que serão utilizados no Laboratório de Produtos Naturais/UAP da Universidade de Gurupi, durante a "Manhã de Ciência e tecnologia", realizada no Palácio Araguaia, em Palmas (TO). O evento reuniu a comunidade científica do Estado do Tocantins, e contou com a presença do governador em exercício, Wanderlei Barbosa.

O Projeto FitoUnirg recebeu da Fapt, por meio do Convênio Estruturante (Finep), computadores que irão compor o laboratório junto a equipamentos essenciais para a pesquisa com plantas nativas do cerrado com potencial fitoterápico. "Esses trabalhos são realizados com ajuda de professores e acadêmicos de iniciação científica e permitem a participação da comunidade acadêmica em eventos. Além de proporcionar uma melhor formação, também os estimulam a ingressar em pós-graduações, áreas de pesquisa e na docência", diz a professora Miréia, responsável pelo projeto.

O fomento de recursos externos é importante para apoiar iniciativas que envolvam o acadêmico no campo da pesquisa. “O aluno engajado em projetos de iniciação científica e tecnológica pode complementar sua formação, e tem possibilidades de atuar de forma mais critica para resolver as problemáticas regionais" destacou a Drª Nelita Bessa, coordenadora de Ciência, Tecnologia e Inovação da UnirG e participante do evento.

Para a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UnirG, Drª Rise Rank,  só é possível acessar editais públicos se houver organização interna de docentes, buscando parcerias,  articulando ensino e extensão. “O incentivo deve acontecer desde o início das graduações com professores articulando conhecimento das disciplinas e áreas com artigos científicos de qualidade, bem como os TCCs produzidos pelos acadêmicos" frisou Rank.

Na ocasião, o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Dr. Ildeu Moreira, ministrou uma palestra sobre “A C&T como vetor de desenvolvimento para o Estado e a importância das Fap`s nesse processo”. Ele abordou a importância da criatividade para pesquisa e fortalecimento das Fundações de Amparo a Pesquisa, sendo fundamental que a sociedade cada vez mais reconheça as universidades como instituições de pesquisa, associando ao ensino.

Em uma articulação do Programa Inova Gurupi e Conselho de Gestores de Instituição de Ensino Superior da Região Sul, foi disponibilizado transporte (ônibus disponibilizado pelo IFTO) e combustível (custeado pela UFT) no modelo de compartilhamento, para que um grupo de acadêmicos e docentes da UNIRG, UFT e IFTO participassem do evento.  “Na próxima Sicteg, que será sediada na UnirG, em 2020, teremos a Reunião Regional da SBPC. Para o Programa Inova Gurupi esse evento representa reconhecimento e fortalecimento do nosso Ecossistema de Inovação”, disse a coordenadora do Inova Gurupi, Ma. Adriana Terra.

Segundo o Dr. Antonio J. Netto, que também participou do evento, a pesquisa em ciência e tecnologia é a base do progresso de um país. “Só para exemplificar, em 1995, o PIB da China e Brasil eram iguais. Hoje a China tem um dos maiores PIB do mundo, enquanto o Brasil ficou parado no tempo. A China vem investindo em ciência e tecnologia, por isso vem se desenvolvendo significativamente. Desse modo, pesquisa não é gasto, é investimento”, disse.

Fotos: FAPT / divulgação