Servidores da procuradoria jurídica da Fundação UnirG trabalharam nesta segunda-feira (28/10) vestidos de rosa, como forma de sensibilização na prevenção ao câncer de mama.
.
Segundo a procuradora da Instituição, Nádia Becmam Lima, a ideia surgiu em acordo com os colegas com o intuito de chamar a atenção para esta causa nobre, que é o movimento do
Outubro Rosa.
Em apoio a causa, o diversas ações e palestras promovidas por professores e alunos da Universidade também foram realizadas neste mês.
O curso de Enfermagem irá realizar hoje, 29, a partir das 14h, no auditório do Centro Cultural Mauro Cunha, uma atividade do Outubro Rosa para as servidoras da UnirG.
Outubro Rosa
O movimento internacional de conscientização para o
controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.
Para 2018, são esperados 59.700 casos novos de câncer de mama no Brasil. Excluído o câncer de pele não melanoma, é o mais frequente nas mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). (*)
(Com informações do site
https://www.inca.gov.br/assuntos/outubro-rosa )*