No mês de prevenção ao suicídio, os estudantes de Psicologia da Universidade de Gurupi, em parceria com as coordenação multiprofissional do Hospital Regional de Gurupi, realizaram uma oficina sobre o tema. O evento ocorreu na última terça-feira, 24.
“A proposta foi de levar informações por meio de uma oficina aos profissionais, tendo em
vista que muitos lidam com esse tipo de situação na sua prática profissional. Além disso, eles compõem uma das categorias profissionais que se destaca nos índices de suicídio. A sociedade deve quebrar o tabu e o silencio sobre o tema, pois a melhor forma de prevenção é falar sobre o assunto”, disse o professor Me. Vinicius Lopes Marinho.
A atividade faz parte das ações do estágio com ênfase em Processos de Prevenção e Promoção da Saúde, desenvolvido pelos acadêmicos do 8º período do curso.
Marinho citou dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), “que mostram que mais de 800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos. No Brasil, o suicídio já é a segunda maior causa de mortes em jovens dos 15 aos 29
anos”, relatou.
Outro destaque feito pelo professor é que prevenção do suicídio, também pressupõe atenção à saúde mental dos trabalhadores.