Está sendo realizado pela primeira vez em Gurupi, o curso Urgência Emergência, Atendimento Pré-Hospitar – APH e Transporte Aeromédico. A capacitação está sendo organizada pela Atlética Enfúria, do curso de Enfermagem da Universidade de Gurupi – UnirG, em parceria com Centro Integrado de Operações Aéreas do Estado do Tocantins (CIOPAer), de Palmas (TO). A última etapa do evento ocorre hoje, 20, com atividades teóricas e práticas, no campus I da UnirG.
Participam do curso estudantes e profissionais convidados do Hospital Regional de Gurupi e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A capacitação aborda procedimentos de evacuação de emergência, fisiologia e segurança de voo, gerenciamento de cabine, procedimentos de segurança de aeronaves, equipamentos e procedimentos aeromédicos, entre outros assuntos.
A Reitora da UnirG, Ma. Sara Falcão, esteve na abertura do evento, dando as boas-vindas aos presentes, e parabenizando os acadêmicos que tiveram a iniciativa de promover esse curso na cidade.
O Secretário Municipal de Saúde de Gurupi, Gutierrez Torquato, também participou da solenidade e destacou “o crescimento da
maturidade das discussões envolvendo a melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos na região da Ilha do Bananal, quando há iniciativas como essa que envolvem parcerias entre o Governo do Estado, Município e a Universidade”.
A coordenadora do curso de Enfermagem, Ma. Denise Alcântara, ressaltou a relevância dessa iniciativa, que proporciona aos profissionais do HRG e SAMU, muitos deles egressos da UnirG, a formação em uma área tão importante, que é o resgate aeromédico.
Segundo o Diretor de Comunicação e Marketing da Atlética Enfúria, o acadêmico do 6º período de Enfermagem, Matheus Henrique da Silva Nogueira, o interesse dos estudantes pelo resgate aeromédico os motivou a organizar uma formação sobre o tema em Gurupi. “Participamos de um curso como esse em Porto Nacional, e tivemos a ideia de trazer a capacitação para nossa cidade. Como temos a perspectiva de que uma base seja montada aqui futuramente, é bom que os profissionais e os futuros profissionais da saúde tenham conhecimento na área”, disse.
O enfermeiro do HRG, Silvan Rodrigues, concluiu a graduação na UnirG em 2009. Pela primeira vez está participando de uma formação em resgate aeromédico. “É uma excelente oportunidade de obter mais conhecimentos e contribuir com a melhoria dos serviços ofertados à sociedade. O transporte aeromédico é fundamental quando há necessidade de deslocamento ágil e seguro”, ressaltou.
O CIPAer é uma unidade integrada que compõe a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil, subordinado a Secretaria de Segurança Pública. De acordo com o Major da Polícia Militar do Tocantins, Dannys Gomes Dallas, uma das frentes de atuação é o suporte aeromédico, com apoio a unidades de saúde, especialmente o SAMU e hospitais para remoção ou resgate em situações críticas. “Nosso objetivo é multiplicar esse trabalho, para que outros profissionais tenham interesse e estejam qualificados para atuar nesse tipo de atendimento”, pontuou.
Na palestra da manhã, a Major Enfermeira da Polícia Militar do Tocantins, Melissa Barreira de Vasconcelos Sales Campelo, falou sobre os “Fundamentos do Transporte Aeromédico: pré-requisitos e perspectivas”.
À tarde, as atividades práticas começam 14h, no estacionamento do campus I da UnirG.