A professora do curso de Letras, a Doutoranda Maria Wellitania de Oliveira, participou do VII Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP), em Porto de Galinhas (PE). Na ocasião ela apresentou o trabalho “A Poesia Marginal e seus contributos para evolução do senso crítico e aprimoramento da leitura e escrita”. O evento foi realizado de 20 a 24 desse mês.
O Simpósio contou com a participação de representantes de todos os Continentes e foi constituído por conferências, mesas-redondas e minicursos. O evento teve a proposta de criar um espaço para agregar pesquisas e discussões entre professores, pesquisadores, estudantes e profissionais interessados em áreas como Linguística, Literatura, Cultura e Educação.
Para Wellitania Oliveira, “expressar a realidade complexa e conflituosa, que tem sido uma das marcas da sociedade ao longo do tempo, é o que propõe a Literatura Marginal. Utilizando-se de várias temáticas e estilos, os textos marginais fazem uso da linguagem coloquial, com notável presença da ironia, para externar o sentimento de indignação e revolta de seus autores contra todo sistema considerado opressor.”
A Literatura Marginal é uma literatura feita por minorias, sejam elas raciais ou socioeconômicas. "É uma literatura feita à margem dos cânones literários, mas que vem a ser um excelente recurso para o professor em sala de aula", finalizou a professora.