Professor da UnirG recebe convite para compor plataforma de ensino internacional

12 de Junho de 2019

A UnirG conquista nova parceria voltada para a internacionalização, um dos requisitos trabalhados na adequação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)  da universidade. A Plataforma de Ensino Celonis, criada na Alemanha, disponibilizou licença para acesso do seu banco de dados e estudos ao professor da Instituição, Me. Fábio Pegoraro.

1aFabioPegoraroDe acordo com o professor, a parceria foi proposta em 2018, por e-mail, pelo representante da Celonis, Jerome Geyer- Klingeberg. “A Celonis atende professores e pesquisadores para difundir a técnica de mineração de processos (process mining). E com a licença deles, passei a utilizar o banco de dados e estudos de caso, podendo aplicá-los em sala de aula e enriquecer o aprendizado dos acadêmicos”, relatou o professor.

Pegoraro recebeu o convite após ter publicado um artigo na Itália sobre o assunto abordado.  No contato, Jerome Geyer afirmou “Li recentemente o seu artigo, muito interessante, intitulado ‘Simulação de Curto Prazo em Gestão de Cuidados de Saúde com o Apoio da Mineração de Processos’. Devido à sua pesquisa ativa na área, eu gostaria de convidá-lo a se tornar um parceiro do programa Celonis Academic Alliance”.

A Plataforma coopera com universidades e instituições acadêmicas para promover pesquisa e ensino em process mining. Oferece os serviços para professores e pesquisadores; Oferta licenças acadêmicas gratuitas para estudantes, pesquisadores e professores; Promove estudo de casos, dados de demonstração e e-learning (modalidade de ensino a distância); Prêmios no valor de 10.000 euros para tese de mineração de processos para bacharelado e mestrado em process mining, além de eventos estudantis, workshops e co-supervisão de projetos de pesquisa/teses.

A Cenolis é a primeira plataforma de mineração de processos gratuita e aberta. “Acredito que essa aliança colocará ainda mais a UnirG no âmbito da internacionalização do ensino,  por meio da cooperação entre a universidade e empresas de âmbito internacional”, finalizou Pegoraro.

Atualmente o professor cursa doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Ainda neste mês, ele foi selecionado também, para atuar no Programa Institucional de Modernização – PIM, que será desenvolvido no Brasil e nos Estados Unidos. O PIM é realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, do Ministério da Educação – MEC, em cooperação com a Comissão Fulbright e apoio do Conselho Nacional de Educação - CNE.

O endereço eletrônico da Plataforma é www.celonis.com/en/academic-alliance