Programa Mais Médicos recebe profissionais formados na UnirG

30 de Novembro de 2018

Esse semestre, a Universidade de Gurupi (UnirG) tem atendido diversos pedidos de antecipação de entrega do diploma de graduação em Medicina, para que os novos profissionais possam solicitar o ingresso no Programa Mais Médicos (PMM), do Governo Federal. Trinta e oito formandos já colagram grau, de um total de 44 concluintes. Na manhã de hoje, 30, mais uma cerimônia foi realizada com cinco formandos.

1aFormandosMedicina30 11A outorga de grau foi concedida pela reitora da Instituição, Drª Lady Sakay. Para ela, o interesse dos formandos pelo PMM demonstra como a formação oferecida pela UnirG está alinhada a uma proposta nacional de formação de profissionais em Medicina.

“Desde os primeiros períodos, e também no internato, o aluno é inserido no sistema público de saúde, que tem um alto grau 1aFormandosMedicinajuramentode empregabilidade para esses profissionais. Foi feita uma reformulação na matriz curricular do curso, nos processos de estágio, para oferecer uma formação teórica e prática voltada para a saúde da família. É satisfatório ver como os médicos formados na UnirG também estão sendo aprovados nas residências médicas, e como atuam de maneira satisfatória nos espaços que ocupam”, destacou.

O formando Humberto Brito recebeu o diploma de médico acompanhado do seu pai, que disse não ter palavras para descrever a emoção de presenciar a formação de um filho. “É preciso viver para tentar expressar o que eu estou sentindo. É uma vitória imensa termos a certeza de que ele conclui hoje um grande sonho”, disse o pai, Humberto Orilan.

1aFormandosMedicinaFernanda

Brito veio de Brasília para estudar na UnirG e, na Medicina, encontrou identificação com o trabalho junto a populações que possuem menos acesso a serviços de saúde. “Fiz internato aqui em Gurupi, no Programa Saúde da Família, e durante o curso recebemos muitas informações a demanda existente em locais em que não há médicos. Diversos colegas estão indo atuar em cidades muito pequenas, algumas com menos de três mil habitantes pelo PMM. Acredito que estamos preparados para atuar nesses locais”, explicou.

1aFormandosMedicinaaluno

Outra médica formada no segundo semestre de 2018 é Fernanda Martins dos Santos. “Minha intenção era colar grau na solenidade oficial, em dezembro, mas com a abertura do edital decidi antecipar o processo para concorrer a vaga. Após a colação de grau já solicitei o registro no Conselho Regional de Medicina e pude conquistar a vaga no PMM”. Santos colou grau no último dia 20, e hoje, 30, está se apresentando para trabalhar pelo Mais Médicos na cidade de Formoso do Araguaia (TO). Ela também já está trabalhando na Unidade de Pronto Atendimento em Gurupi.

O Programa

O Programa Mais Médicos é uma iniciativa do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Também prevê investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais*.

A UnirG também oferece o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, sob coordenação acadêmica técnico-pedagógica da Instituição e gestão administrativa dos serviços de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi. A Residência tem a proposta de formar profissionais resolutivos na Atenção primária, que atuem no consultório de família, ou seja, na própria comunidade.

As inscrições no processo seletivo estarão abertas de 10 de dezembro a 15 de janeiro. Saiba mais clicando aqui

*Com informações do site http://mais-medicos.saude.gov.br