Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
07 de Novembro de 2018
Geovane Rossone Reis, coordenador do curso de Fisioterapia da UnirG – Universidade de Gurupi é o vencedor do Prêmio Eudoro Pedroza de Gestão Pública, com o projeto “Aumento na disponibilidade de leitos de UTI e de seus indicadores através do incentivo à produtividade”. O resultado foi divulgado na tarde de hoje, 07.
O concurso é promovido pelo Governo do Tocantins, voltado para a seleção de projetos que visam a modernização da Gestão Pública e do desenvolvimento social e econômico do Estado.
Além de professor universitário, Geovane Rossone atua em UTI desde 2002 e relata que neste tempo analisou que há um crescimento do setor sem o devido desenvolvimento dos recursos humanos. “Na proposta do projeto temos a capacitação técnica dos servidores como vanguarda nos resultados, e quem ganha com ela é a sociedade”.
O pesquisador relata que o trabalho foi idealizado em razão dos problemas que o Estado vem enfrentando nos últimos anos, como a falta de leitos de UTI. O projeto teve como base as evidências científicas e os resultados da pesquisa ao qual Rossone desenvolve, no Mestrado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).
“Juntamente com o professor Dr. Waldecy Rodrigues, do Minter em convênio com a UnirG, conseguimos desenvolver um projeto que passe a gratificar os profissionais de saúde lotados nas UTIs públicas do Tocantins, por meio de resultados e indicadores de qualidade, como redução do tempo de permanência, diminuição dos índices de mortalidade e redução das taxas de infecção”, afirmou Rossone.
O professor mencionou ainda que, “o foco do projeto é promover na saúde pública, sobretudo na atenção terciária, a produtividade baseada nos indicadores de qualidade, desenvolvendo o cumprimento de metas e não apenas o cumprimento de horário. Os resultados passam a ser o alvo do servidor público, que poderá aumentar o seus proventos quando a Unidade em que estiver lotado obtiver menor mortalidade, menor permanência dos pacientes e menores índices de infecção”, frisou.
Rossone explica também que, “com a redução destes indicadores, sobretudo do tempo de permanência, consequentemente, teremos maior disponibilidade de leitos para a população, sem investimentos na construção de novas unidades”.
Prêmio
O Prêmio é uma homenagem ao empresário Eudoro Pedroza que foi deputado estadual e federal, além de ter exercido cargos de secretário nas pastas de Governo e Indústria, Comércio e Turismo no Tocantins. Pedroza desenvolveu projetos sociais em comunidades da região do Jalapão, que lhe rendeu o título de Cidadão Jalapoense. Ele morreu em Goiânia em 03 de outubro de 2015.