Professora da UnirG escreve capítulo de livro que será lançado em Londres

14 de Agosto de 2018

A docente dos cursos de Enfermagem e Medicina do Centro Universitário UnirG, Karine Queiroz Poletto, é autora de um dos capítulos do livro Menstrual Cicle, que será publicado pela editora IntechOpen, em Londres, com acesso aberto. Poletto é biomédica, Mestre em Medicina Tropical/Microbiologiadoutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), e compõe o quadro de professores da UnirG desde 2004.

6a73d70a-eda5-400e-b3d3-ffc253da5955O capítulo Follicular Waves in the Human Ovary discorre sobre a formação de ondas foliculares dentro de um único ciclo menstrual. Segundo a autora, numa situação natural a mulher ovula apenas um óvulo em um ciclo menstrual, mas para a realização de um procedimento de fertilização in vitro são necessários diversos óvulos.

“Por meio do uso de hormônios, hoje conseguimos fazer com que  a mulher ovule diversos óvulos por até três vezes dentro de um mesmo ciclo menstrual. Vários estudos demonstram a presença de grupos de mulheres com duas ondas foliculares e outros com até três ondas durante o mesmo ciclo menstrual normal. Os folículos destas ondas têm o potencial para ovular na presença de um pico de Hormônio Luteinizante - LH, proporcionando às mulheres, principalmente as más respondedoras (aquelas que produzem poucos óvulos), um tratamento de fertilização in vitro mais eficiente e menos dispendioso”, explica a professora.

A professora ressalta que o apoio da UnirG foi importante para a execução do seu projeto de pesquisa. “O benefício da licença para capacitação viabilizou a execução do meu projeto queequipe está sendo realizado no Laboratório de Reprodução Humana do Hospital das Clínicas da UFG em Goiânia (GO) onde posso contribuir com melhorias no estudo da fertilização in vitro”, disse.

Ainda de acordo com ela, o incentivo à pesquisa dado pela UnirG promove o desenvolvimento intelectual de seus professores e melhora suas publicações científicas, o que é de suma importância pensando-se no tripé ensino-pesquisa-extensão, caminho este que deve ser seguido para que a Instituição se torne uma universidade.

Durante o período de licença para capacitação, a professora Karine apresentou diversos trabalhos em Congressos nacionais e regionais. “Tivemos a publicação de um artigo científico completo em revista Qualis B3 (Medicina II) e estamos em andamento com mais três artigos para publicação. Agradeço a UnirG pelo apoio e incentivo à pesquisa”, finalizou.

Fotos: Apresentação de trabalhos no Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida, em Brasília (DF).