NPJ em Formoso do Araguaia presta importantes serviços para a comunidade

29 de Maio de 2018

Há três anos, acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário UnirG que residem em Formoso do Araguaia (TO) contam com a comodidade de cumprir as atividades de estágio no próprio município. A instalação do NPJ na cidade também beneficia a comunidade carente, com um atendimento gratuito especializado.

As demandas mais frequentes são ações de alimentos, cumprimento de sentença e divórcio litigioso e consensual.

Atualmente 19 acadêmicos realizam o estágio no NPJ em Formoso do Araguaia, sendo que as práticas forenses são desenvolvidas de diversas formas. Além dos atendimentos jurídicos gratuitos, os estagiários participam de projetos educacionais, como palestras para a comunidade. Também são realizados os júris simulados, ao fim de cada semestre, em que os jurados são alunos convidados das escolas estaduais Benedito Pereira e Tiradentes.

“É de suma importância para comunidade formosense a existência do NPJ na cidade. Além de termos muitos jovens acadêmicos que residem nesta comarca, temos uma comunidade carente que é atendida em suas necessidades judiciais. O trabalho desempenhado atende uma demanda significativa da comunidade  e possibilita ao acadêmico fazer seu estágio supervisionado, a prática do curso, na sua cidade”, disse a supervisora de estágio, professora Thatianne Rodrigues Lara de Oliveira Gonçalves.

A acadêmica Maressa Ferreira, do 9º período de Direito, ressalta o quanto a instalação do NPJ os auxilia. “Nem todos os estudantes têm condições financeiras ou tempo para ir até Gurupi para fazer o estágio. Ter o NPJ aqui é um grande benefício para nós, estudantes, mas também para a comunidade que tem acesso aos serviços gratuitos”, reforça.

O advogado Guilherme Gama Teixeira nasceu em Formoso do Araguaia e concluiu o curso de Direito na UnirG em 2015. Quando ainda cursava o 10º período ele foi aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e afirma que o conhecimento adquirido por meio do estágio no NPJ foi fundamental para a sua formação. “Comecei a advogar no mesmo ano que me formei e, sem dúvida, a experiência que o acadêmico adquire ao longo do estágio faz diferença. Consegui passar na prova da OAB, em grande parte, pelo que aprendi no NPJ”, afirma. Teixeira atua nas áreas Criminal e Cível.

O NPJ está instalado em uma sala do Centro Cultural, localizada na Avenida Alfredo Corrêa, esquina com a Rua 10, Centro.

Os dias e horários de funcionamento são:

- Segunda-feira de 13h30 às 17h

- Quinta-feira de 13h30 às 17h