Residência Médica de Gurupi apresenta diagnóstico situacional

13 de Dezembro de 2017

Na tarde de hoje, 13, as quatro médicas da segunda turma do Programa de Residência Médica em Medicina Geral de Família e Comunidade de Gurupi estão apresentando um diagnóstico situacional das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos setores Casego, Vila Iris, São José e Pedroso.

01residênciaUm dos propósitos do trabalho é de conhecer a população para realizar atendimentos mais abrangentes e melhorar os índices. As médicas são avaliadas por uma banca composta pela preceptoria, supervisão do programa e Atenção Básica do município.

No último ano, o Programa contabilizou 24.336 atendimentos à comunidade. As atuações foram nas áreas de saúde do homem, saúde da mulher, saúde do idoso, saúde da criança e adolescente, saúde mental, pré-natal, hipertensão e diabetes, hanseníase, planejamento familiar, coletas de citologia, visitas domiciliares e pequenos procedimentos. Além de palestras, reuniões e dos projetos que foram implantados nas unidades após a Residência, como Rede Cegonha, Tabagismo eresidencia05 3ª Idade.

As residentes fizeram um mapeamento das áreas atendidas pelas unidades, apresentando dados históricos, números de pacientes, uma pirâmide populacional por faixa etária, além das situações demográficas, educacionais, ambientais e cronograma de atendimentos, dentre outros.

Conforme a médica Mariana Ferreira, que atende na UBS do setor Casego, apenas de consultas em 2016, foram registrados 4.417 atendimentos. “As patologias 3residênciamais frequentes foram hipertensão com o registro de 986 pessoas atendidas, seguida de diabetes mellitus, com 295 consultas. Para a melhoria dos atendimentos sugiro o uso de fichas sistêmicas de padrão para serem ofertadas aos agentes comunitários de saúde, pois com a boa territorialização podemos ofertar melhores serviços e estar mais próximos do paciente ”, destacou ela.

As apresentações seguem até o final da tarde, no auditório do Centro Administrativo da Instituição. Participam o supervisor do Programa de Residência Médica, Dr. Vladimir Tamayo Maestre, o coordenador do programa, Dr. Rafael Barbosa Carneiro, a representante da Secretaria Municipal da Saúde, a coordenadora da Atenção Básica e Estratégia de Saúde da Família, Maria Seyla Olimpio, a representante da Fundação UnirG, diretora administrativa, Danielle Mesquita, professores, coordenadores de cursos, membros da Coordenação da Comissão de Residência Médica (Coreme), estudantes internos e a comunidade.

Foto: Gabriel Gonçalves