Último Fórum Deliberativo para revisão do regimento acadêmico da UnirG será nesta segunda-feira

09 de Novembro de 2017

No próximo dia 13, às 14h, serão encerrados os fóruns deliberativos para a construção do novo regimento acadêmico da UnirG. O último tema abordado Regime Disciplinar – Docente e Discente será no auditório do Campus I da Instituição.

fórum 1

De acordo com o presidente da Comissão, Dr. Marcos Gontijo, o novo regimento apresenta um documento que moderniza a questão disciplinar na Instituição. “Com a implantação desse documento as ações poderão ser mais rápidas. O texto traz uma forma mais ágil e objetiva de apurar os fatos disciplinares, bem como também agiliza a instauração do processo e a punição dos possíveis envolvidos”, destacou.

Podem participar os três segmentos da Instituição: professores, acadêmicos e servidores técnico-administrativos. Durante os fóruns deliberativos são votadas as propostas apresentadas pelos Grupos de Trabalhos formados durante os fóruns propositivos, realizados em setembro.

Ao todo serão sete fóruns deliberativos realizados. O primeiro foi em 25 de setembro. Já os Fóruns Propositivos ocorreram em 13 e 14 de setembro.

Conforme Gontijo, após esse período de votação o documento passará por avaliação de legalidade, pela Procuradoria Jurídica da Instituição e será avaliado pelo Conselho Acadêmico Superior do Centro Universitário UnirG (Consup). “Posteriormente será encaminhada a proposta de alteração de lei, para a Câmara de Vereadores de Gurupi”, frisou.

Conheça alguns dos tópicos aprovados em votação nos Fóruns Deliberativos:

- Criação da Pró-Reitoria de Planejamento - para que haja um planejamento institucional formalizado, planejar novos cursos, novas ações e abertura e fechamento de departamentos, dentre outros. É uma otimização a curto, médio e longo prazo.

- Criação da Pró-Reitoria de Extensão e Desenvolvimento Estudantil - para organizar ações voltadas para a comunidade acadêmica, como atividades esportivas, organizar o Projeto Cidadão Universitário e ainda, com o intuito de estudar motivos de evasão de acadêmicos.

- Eleição do Conselho Superior - Cada curso terá sua própria eleição e escolherá um representante para o Conselho. Anteriormente havia uma eleição única e os professores mais votados se tornavam os membros. Agora, o Consup será mais democrático e representado pelos cursos da Instituição.

- Critérios de avaliação docente para progressão em carreira - Ao longo da sua carreira o professor pode desempenhar diversas funções, como pesquisador, extensionista, exercer atividades de gestão e classista. A partir dessas atividades ele será avaliado para finalidade de progressão e acréscimo de salário. Atualmente a progressão é feita automaticamente por tempo de serviço e independe da produtividade e das atividades que o professor exerceu no período. O produzir e publicar artigos científicos e não tiver faltas conquistará mais progressões. É um estímulo para o bom professor e para melhores aulas.

- Adequação da média semestral para alunos – A média semestral para aprovação do aluno passaria de 7,5 para 6,0 (computada a soma das N1 e N2 dividida por dois). Assim será alinhada com as universidades federais e isso não significa que a UnirG vai perder qualidade, pois o professor deverá fazer uma avaliação mais minuciosa do aprendizado do aluno.

- Implantação de programas de pós-graduação Stricto sensu - mestrado, doutorado e pós-doutorado. Atualmente a Instituição oferta pós-graduação lato sensu.