Professoras da UnirG ministram oficina em comunidade indígena no norte do Estado

15 de Setembro de 2017

A rotina da comunidade Krahô da Aldeia Manoel Alves Pequeno, no município de Goiatins, há 530 km de Gurupi, passa por um impulso educacional nesta semana.  Desde o último dia 11, alunos e professores da Escola Estadual Indígena 19 de Abril participam de oficinas ministradas por docentes e acadêmicos do Centro Universitário UnirG.

aldeia01As atividades são divididas em duas temáticas: As práticas pedagógicas e a aprendizagem com foco nas avaliações em larga escala; Higiene corporal e Educação em Saúde.

As oficinas são conduzidas pelas professoras da UnirG, Drª Márcia Marroni e  Drª Marcilene Araujo, que é a pró-reitora de Graduação e Extensão da Instituição.  Participam da experiência, também, as estudantes do 10º período de Enfermagem, Aline Deyelly dos Santos e Camila Barros Pereira.

Para Marcilene Araujo, a sociedade indígena vive um momento histórico peculiar quanto aos valores sociais em discussão no Brasil e no aldeia 2mundo.  “É necessário um processo de formação continuada para professores indígenas que trate sobre o desenvolvimento de novas metodologias para o ensino das práticas pedagógicas, compreendendo estas práticas como caminho para se pensar ações que oportunizem o diálogo entre os saberes indígenas e os saberes escolarizados, na perspectiva da interculturalidade", afirmou ela.

A professora Márcia Marroni mencionou a relevância sobre a abordagem da Educação em Saúde para a aldeia.“A importância está em poder levar a educação em saúde para todos, principalmente a uma comunidade indígena que ainda preserva sua cultura, além de enriquecer a formação do acadêmico, pois vivencia na prática esses novos saberes”.

O trabalho segue até o final da tarde de hoje, 15 e faz parte das atividades do Estágio de Pós Doutorado em Letras, Ensino de Língua e Literatura, ofertado pela Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaina.

Fotos: (divulgação)

aldeia 5aldeia4aldeia1