Começa o 8º Encontro de Psicologia do Centro Universitário UnirG

29 de Agosto de 2017

Estudantes e professores participaram ontem, 28, no Hotel Di Napoli, da abertura do 8º Encontro de Psicologia do Centro Universitário UnirG. O evento é realizado anualmente em comemoração ao Dia Nacional do Psicólogo, 27 de agosto.

1 Encontro Psicologia Unirg GurupiO grupo The Ouvido fez apresentações musicais, com a participação da professora Kennya Teixeira. Os pronunciamentos de abertura foram feitos pela professora Ilka Araújo, representando a Pró-reitoria de Graduação e Extensão, a coordenadora do curso de Psicologia, Larissa Azevedo, a coordenadora de estágio, Dulcimara Moraes, além das professoras Aline Rezende e Fernanda Bogarin.

“Parabenizamos a todos os estudantes e profissionais da área pela comemoração de uma data tão importante. Desejamos que todos aproveitem os dias de atividades ao longo do evento”, disse Araújo.

A coordenadora do curso Larissa Azevedo, agradeceu a presença de professores e acadêmicos. “Todos os anos esse é um evento tradicional e é feito por aqueles que 1 Encontro de Psicologia 2ajudam na construção do curso. Agradecemos o engajamento dos estudantes e docentes na preparação de mais um Encontro”, disse.

A palestra que abriu o evento foi ministrada pela professora da Unip de Brasília (DF), a doutora em Ciências da Saúde, Janaína Barletta. Ela foi a primeira coordenadora do curso de Psicologia da UnirG e falou sobre a satisfação de retornar à UnirG.

“Fico feliz em ver que um sonho se transformou em realidade. É uma honra constatar o crescimento do curso de Psicologia em Gurupi, fruto de um grande projeto, e que tem tudo para ser um dos melhores cursos dessa Instituição”, disse.

Na oportunidade, Barletta falou sobre o tema “Relações humanizadas no contexto de saúde”. A 1 Encontro de Psicologia 1partir de uma perspectiva história, destacou as mudanças ocorridas no contexto da saúde ao longo dos anos. “A ciência evoluiu, facilitou o diagnóstico de muitas doenças, porém também contribuiu para que houvesse um distanciamento entre os profissionais da saúde e as pessoas que buscam atendimento. Hoje estamos revendo esse cenário e retomando a humanização”, disse.

Ainda segundo a palestrante, o psicólogo tem diversas habilidades que auxiliam na melhoria das relações entre os profissionais de saúde e o paciente. “O conhecimento técnico do psicólogo pode contribuir para a compreensão dos diversos fatores envolvidos no adoecimento e no impacto disso na vida do paciente, e também sobre como os profissionais de saúde devem acolher a pessoa que encontra-se vulnerável em decorrência da doença”, disse.

Para a acadêmica Walexsania Teixeira, do 3º período de Psicologia, o tema abordado é de grande importância para a formação. “Pude perceber que o psicólogo precisou deixar os consultórios e cuidar das pessoas que também estão em outros ambientes. É uma mudança que permite que o profissional enxergue muito mais do que a doença, mas veja a pessoa de forma integral, conforme as suas necessidades”, disse.

1 Encontro de Psicologia 3

O evento segue hoje, 29, com oficinas, no campus II, a partir das 14h, com os seguintes temas:

-Intervenções em Habilidades Sociais

Professora Janaína Barletta

-Psicopatologias nas atualidades

Prof. Vicente Rodrigues

-Uso do biofeedback como técnica de intervenção no atendimento clínico.

Profª Dulcimara Moraes

-Psicopatologias Infantis – Autismo

Prof.ª Renata Perez

-Ao longo do evento também serão realizadas a Mostra Científica, mesa de debate, exposição de livros e de testes psicológicos.

Acesse a programação completa clicando aqui