Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
29 de Agosto de 2017
Estudantes e professores participaram ontem, 28, no Hotel Di Napoli, da abertura do 8º Encontro de Psicologia do Centro Universitário UnirG. O evento é realizado anualmente em comemoração ao Dia Nacional do Psicólogo, 27 de agosto.
O grupo The Ouvido fez apresentações musicais, com a participação da professora Kennya Teixeira. Os pronunciamentos de abertura foram feitos pela professora Ilka Araújo, representando a Pró-reitoria de Graduação e Extensão, a coordenadora do curso de Psicologia, Larissa Azevedo, a coordenadora de estágio, Dulcimara Moraes, além das professoras Aline Rezende e Fernanda Bogarin.
“Parabenizamos a todos os estudantes e profissionais da área pela comemoração de uma data tão importante. Desejamos que todos aproveitem os dias de atividades ao longo do evento”, disse Araújo.
A coordenadora do curso Larissa Azevedo, agradeceu a presença de professores e acadêmicos. “Todos os anos esse é um evento tradicional e é feito por aqueles que ajudam na construção do curso. Agradecemos o engajamento dos estudantes e docentes na preparação de mais um Encontro”, disse.
A palestra que abriu o evento foi ministrada pela professora da Unip de Brasília (DF), a doutora em Ciências da Saúde, Janaína Barletta. Ela foi a primeira coordenadora do curso de Psicologia da UnirG e falou sobre a satisfação de retornar à UnirG.
“Fico feliz em ver que um sonho se transformou em realidade. É uma honra constatar o crescimento do curso de Psicologia em Gurupi, fruto de um grande projeto, e que tem tudo para ser um dos melhores cursos dessa Instituição”, disse.
Na oportunidade, Barletta falou sobre o tema “Relações humanizadas no contexto de saúde”. A partir de uma perspectiva história, destacou as mudanças ocorridas no contexto da saúde ao longo dos anos. “A ciência evoluiu, facilitou o diagnóstico de muitas doenças, porém também contribuiu para que houvesse um distanciamento entre os profissionais da saúde e as pessoas que buscam atendimento. Hoje estamos revendo esse cenário e retomando a humanização”, disse.
Ainda segundo a palestrante, o psicólogo tem diversas habilidades que auxiliam na melhoria das relações entre os profissionais de saúde e o paciente. “O conhecimento técnico do psicólogo pode contribuir para a compreensão dos diversos fatores envolvidos no adoecimento e no impacto disso na vida do paciente, e também sobre como os profissionais de saúde devem acolher a pessoa que encontra-se vulnerável em decorrência da doença”, disse.
Para a acadêmica Walexsania Teixeira, do 3º período de Psicologia, o tema abordado é de grande importância para a formação. “Pude perceber que o psicólogo precisou deixar os consultórios e cuidar das pessoas que também estão em outros ambientes. É uma mudança que permite que o profissional enxergue muito mais do que a doença, mas veja a pessoa de forma integral, conforme as suas necessidades”, disse.
O evento segue hoje, 29, com oficinas, no campus II, a partir das 14h, com os seguintes temas:
-Intervenções em Habilidades Sociais
Professora Janaína Barletta
-Psicopatologias nas atualidades
Prof. Vicente Rodrigues
-Uso do biofeedback como técnica de intervenção no atendimento clínico.
Profª Dulcimara Moraes
-Psicopatologias Infantis – Autismo
Prof.ª Renata Perez
-Ao longo do evento também serão realizadas a Mostra Científica, mesa de debate, exposição de livros e de testes psicológicos.
Acesse a programação completa clicando aqui