Residência Médica: Programa Tabagismo auxilia pessoas a parar de fumar

22 de Junho de 2017

A Unidade Básica de Saúde João Manoel, no Centro de Gurupi, passou a contar recentemente com o Projeto Tabagismo, implantado pelo Programa de Residência Médica em Medicina Geral de Família e Comunidade do Centro Universitário UnirG.

1tabagismoO Projeto é coordenado pelo médico preceptor Dr. Álvaro Rocha, que tem mais de 10 anos de experiência na área. O atendimento das pessoas inscritas é realizado em grupos, com encontros semanais. “A participação é voluntária, pois esse é um grupo de ajuda. Buscamos abordar as dificuldades das pessoas que querem deixar o vício e também a evolução deles ao longo das semanas”, explica o médico.

Os participantes respondem a um teste que mede o grau de dependência, participam de palestras informativas e também recebem medicamentos indicados para esse tipo de tratamento. Porém, segundo o Dr. Álvaro, “a saída para o problema não está no medicamento, mas na consciência que a pessoa adquire sobre os próprios comportamentos que influenciam no desejo de fumar”.

O programa prevê a realização de até sete encontros, com a promoção de um ambiente3tabagismo solidário e de ajuda coletiva. “É uma luta que a pessoa trava contra o vício. Nós incentivamos cada um a pedir ajuda a familiares e amigos, de forma que todos entendam a importância de cooperar para a conquista de uma meta, que é parar de fumar”, frisa Rocha.

Outro objetivo do projeto é informar a comunidade atendida pela UBS para que as pessoas evitem o consumo do cigarro. “O consumo começa geralmente entre os 13 e os 19 anos, por isso é importante o esclarecimento sobre os riscos do fumo”.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 6 milhões de pessoas morrem todos os anos em decorrência do consumo de tabaco. No Brasil, a estimativa é de que o fumo leve mais de 200 mil pessoas a óbito anualmente. O tabagismo é o principal fator de risco para diversos tipos de câncer, como pulmão, boca, faringe, laringe, pâncreas, estômago, bexiga, entre outros, segundo dados do INCA.