UnirG participa de evento da Capes

08 de Junho de 2017

Foi realizado ontem, 07, em Brasília, o Seminário de Orientações para a elaboração de propostas de cursos novos de pós-graduação stricto sensu. A UnirG foi a única instituição do Tocantins participante do evento e foi representada pelo Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Dr. Marcos Gontijo, e pela professora Drª Nelita Bessa. O seminário foi realizado no Espaço Anísio Teixeira, sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

1 UnirG evento Capes Gurupi BrasiliaO encontro teve como objetivo  garantir o padrão de qualidade do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Na ocasião foi apresentado o processo de avaliação, o que possibilitou a compreensão dos critérios gerais e da legislação utilizados pelas 49 áreas de avaliação da CAPES e pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES), que fundamentam a análise das propostas de cursos novos. A intenção é aumentar a eficácia do sistema avaliativo, evitando a submissão de propostas que não atendam a esses critérios.

De acordo com o Dr. Marcos Gontijo, o objetivo da CAPES é nivelar as instituições, evitando reprovações dos projetos de cursos novos. “A UnirG participa do evento adquirindo conhecimento, pois tem como meta submeter uma proposta de mestrado entre os meses de setembro e outubro deste ano, e todas as principais 1 UnirG evento Capes Gurupi Brasilia 1dúvidas estão sendo esclarecidas, para melhoria do projeto que está sendo construído”.

Segundo a Drª Nelitan Bessa, “em anos anteriores o índice de aprovação de cursos era baixo e a Capes acredita que este nivelamento ajudará na submissão de propostas adequadas. Acredito que possamos ter êxito porque atendemos os itens de elegibilidade, mas com necessidade de fortalecermos o Sul do Tocantins e estado por meio do mestrado a ser proposto. Para isto é importante compatibilizar as nossas forças como docentes, a vocação regional e a sustentabilidade futura do programa”.

Fotos/arquivo pessoal