Turma de Pós-Graduação em Farmacologia Clínica e Terapêutica conclui o curso

25 de Maio de 2017

Os alunos de pós-graduação “Farmacologia Clínica e Terapêutica com ênfase em prescrição farmacêutica” do Centro Universitário UnirG encerraram as aulas neste último final de semana. O curso teve início em maio de 2016.

O objetivo da especialização foi de aprimorar o conhecimento dos participantes nas diversas áreas da saúde, com o que há de mais novo no mercado nacional relacionado à terapia clínica farmacológica, para que eles atuem em equipes multidisciplinares. O curso ainda aliou o conhecimento teórico, prático e científico para serem aplicados aos seus respectivos pacientes.

1farmacoO coordenador do curso, Me. Bruno Nunes, ressaltou ainda que a ideia foi a de fornecer uma especialização com qualidade, mesclando professores da UnirG e de outras Instituições de Ensino, para os egressos da UnirG sem que ele precise se deslocar para os grandes centros. “Além de farmacêuticos, profissionais de diversas áreas da saúde, como, odontólogos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e até médicos também podem participar, basta que se interesse pela Farmacologia Clínica e Terapêutica”, disse.

Para o farmacêutico a especialização é interessante porque irá possibilitá-lo a recomendar alguns2farmaco medicamentos. “Os ganhos são inúmeros, para os pós-graduandos, pois o exercício da prescrição farmacêutica deve estar bem fundamentado em conhecimentos e habilidades clínicas que envolvam as boas práticas de prescrição, fisiopatologia e farmacologia clínica e terapêutica, semiologia e comunicação interpessoal entre o cliente. Os farmacêuticos que forem mais ousados poderão até montar sua própria clínica farmacêutica, como já existe em todo Brasil”, recomentou.

Roberto Prado é egresso da UnirG, se formou há seis anos, proprietário de uma Farmácia em Gurupi, e retornou para a sala de aula em busca de aprimorar os conhecimentos.

“A especialização irá me habilitar a receitar alguns tipos de remédios que antes eu não poderia, como por exemplo, os antitérmicos e analgésicos que são recomendados para resfriados ou febres. Além disso, também poderei realizar exames de glicose, hipertensão e aplicação de injeção. Agora estou legalizado para atender melhor meu público”, explicou.

“O conhecimento jamais se esgota, sempre vai ter algo novo para aprendermos, temos que estudar muito e exercer a profissão com muita seriedade, compromisso, respeito, dignidade, pois nosso público-alvo é o ser humano e por isso temos que estar bem preparados”, finalizou o coordenador Me. Bruno Nunes.

(Fotos: arquivo pessoal)