Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
22 de Maio de 2017
Foi realizada na manhã do último sábado,20, a mesa-redonda “Prevenção e Promoção da Saúde Mental”,no auditório da Apug. Participaram acadêmicos e professores do curso de Psicologia.
O evento foi idealizado e organizado por acadêmicos do do 4º período de Psicologia, supervisionados pelas professoras Fernanda Chiacchio e Ellen Klinger.
Falaram aos presentes a médica com ampla experiência na atenção em saúde mental no município, Dra. Carla Prado Artiaga Moreno; o psicólogo do CAPS AD e Presidente do Conselho Municipal Antidrogas de Gurupi (COMAD), Matheus Eije. Ambos os profissionais destacaram a importância do atendimento humanizado e o objetivo da reinserção social nos transtornos mentais.
De acordo com a professora Ma. Ellen Klinger, a mesa-redonda proporcionou uma discussão acerca da prevenção e do tratamento em saúde mental. Também foram abordadas as políticas públicas voltadas ao atendimento de pessoas com transtornos mentais e, principalmente, a importância da quebra de preconceitos na concepção de doença e da reinserção social ao invés da exclusão do que é rotulado como “anormal” ou “loucura”. Diferentes aspectos do cotidiano do profissional que trabalha em saúde mental foram discutidos, possibilitando a articulação entre teoria e prática.
Na semana em se completaram 30 anos do início do movimento da Luta Antimanicomial, a proposta da mesa redonda teve como um dos seus focos a conscientização da comunidade acadêmica e profissionais que, mesmo com todos os avanços alcançados nas práticas em saúde mental, a jornada em busca de condições para que as pessoas com transtornos mentais possam usufruir de atenção especializada e humanizada ainda merece atenção e cuidados.
O evento fez parte das atividades da semana que lembrou os 30 anos do início do movimento de Luta Antimanicomial (18 de maio), um marco no combate ao estigma e a exclusão de pessoas em sofrimento psíquico grave.
Fotos/divulgação