Servidores da UnirG terão recomposição salarial de 6,29%

17 de Maio de 2017

Na manhã de hoje, 17, foi aprovado pela Câmara de Gurupi o Projeto de Lei que concede a recomposição das perdas salariais dos servidores da Fundação e Centro Universitário UnirG.

lei savioO benefício de 6,29% foi possível devido à apreciação e votação da Lei nº 10/2017, de autoria do Executivo, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulado em 2016. Foi garantido ainda o pagamento retroativo a janeiro de 2017.

Para o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, o ato reafirma o compromisso assumido com as categorias no ano a passado. “Já deveria ter ocorrido em janeiro, quando acontece a data base do servidor. Porém, nós aguardávamos o transcorrer desse quadrimestre para adequarmos as nossas responsabilidades à Lei de Responsabilidade Fiscal. Foi possível fazer uma equação para que concedesse o direito aos servidores. O índice será incluso na folha de pagamento deste mês de maio”, frisou Barbalho.

O presidente explicou ainda que “os pagamentos referentes aos meses de janeiro a abril serãolei veradores efetuados a partir do segundo semestre, quando haverá também a recomposição das mensalidades dos alunos, que ocorre em julho. Será efetuado gradativamente, em agosto pagaremos janeiro e assim sequentemente até novembro”, destacou Sávio Barbalho.

Para o presidente da Associação dos Professores Universitários de Gurupi (Apug/Ssind), Gilberto Correia, a princípio a recomposição se mostrava inviável, mas a seção sindical agendou diversas reuniões com o presidente da Fundação UnirG e com o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, construindo um diálogo respeitoso.

lei camara“Em alguns momentos fomos até intransigentes na luta e preservação dos direitos dos docentes, mas hoje fomos vitoriosos. Agora vamos cerrar fileiras para novos embates, entre eles: as progressões legais, adicional noturno, pagamento correto da dedicação exclusiva, fim da precarização do professor contratado e a autonomia com desvinculação de contas administrativa financeira”, disse Correia.

A Lei possibilitou garantir os direitos e a valorização dos servidores. “Mais um compromisso da atual administração, pois esta prática foi retomada a partir da minha gestão e do prefeito Laurez Moreira, lembrando que desde 2010 nós estávamos sem recomposição salarial”, lembrou Barbalho.

.