Boquinha do Bebê realiza capacitações para bolsistas acadêmicos

08 de Maio de 2017

No intuito de preparar toda a equipe de alunos voluntários e bolsistas, além de professores das áreas de Odontologia, Medicina e Enfermagem, que vão atuar no Boquinha do Bebê: saúde bucal, a coordenação do Programa, Drª Rise Rank,  realizou recentemente três capacitações. A última ocorreu na manhã de sábado, 06, no campus II e abordou sobre tratramento odontológico.

capacitaçao boquinhaDe acordo com Rank, a ideia é fazer o treinamento com a equipe para que todos estejam informados a respeito dos assuntos que serão abordados e assim, conhecendo os procedimentos que serão realizados no projeto.

Na oportunidade as professoras Drª Rise Rank e Joana Estela Vilela ministraram uma capacitação que e tratou a ‘língua presa’ (anquiloglossia), porque trabalhar com esta área e também sobre sequelas de uma respiração ruim na boca.

O Boquinha não cuida apenas de dentição, mas também avalia a respiração, cavidade bucal, deglutição e postura da língua, afetando toda qualidade de vida de uma criança. É importante a participação dos alunos de diversos cursos, principalmente, para incentivá-los a realizar pesquisas de uma forma multidisciplinar e consequentemente produzir trabalhos científicos”, explicou Rank.

O treinamento para o trabalho odontológico promovido no Hospital Regional de Gurupi (HRG),boquinha rise no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) quanto à abordagem, preenchimento de fichas, dentre outros, também foi promovido.

A equipe de acadêmicos é composta por quatro bolsistas (Odontologia, Medicina, Enfermagem e Jornalismo – 1 cada) que receberão bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 400 para 12h semanais de trabalho. O Programa conta ainda com cerca de 15 voluntários que vão atuar por 2 a 4h semanais.

Capacitações

A primeira capacitação dos bolsistas e voluntários ocorreu no dia 08 de abril. Na oportunidade o Programa foi apresentado a toda a equipe do projeto.

capa boquinha 2Já o segundo encontro aconteceu na dia 29 de abril, com a promoção de duas oficinas. A primeira foi realizada pela professora do curso de Enfermagem, Naiana Mota que abordou sobre aleitamento materno e respiração, com objetivo de capacitar os alunos para ministrarem palestras às gestantes.

A professora tratou os diversos aspectos ligados ao tema, tais como: questões fisiológicas, orientações sobre preparação dos seios, tipos e composição do leite materno, posicionamento do bebê, ‘pega’ correta, avaliação das mamadas, entre outras intercorrências.

“A prevenção é uma prática comum na Enfermagem, sendo a educação um instrumento de transformação social. Através do Programa os acadêmicos terão a possibilidade de realizar orientações às gestantes e puérperas em relação aos cuidados para um aleitamento materno com sucesso, saúde bucal, respiração adequada e acompanhamento do desenvolvimento infantil”, falou Mota.

Já a segunda oficina foi conduzida pela Fonoaudióloga e professora Karla Regina Gama, queboquinha 3 teve como foco a importância da fonoaudiologia na saúde bucal de bebês e crianças. Área que irá complementar as ações já realizadas pelo Programa e dedicará especial atenção à respiração e deglutição.

A equipe de professoras responsáveis que completa o Programa é composta por: Joana Estela (Medicina); Naiana Mota (Enfermagem); Karla Regina Gama (Odontologia) e Alessandra Duarte (Jornalismo), além da coordenadora Rise Rank (Odontologia).

Programa Boquinha do Bebê

Boquinha do Bebê LogoO Boquinha do Bebê: saúde bucal é um projeto de extensão que existe desde 2007 e surgiu com o curso de Odontologia, coordenado pela professora Rise Rank que é doutora em Odontopediatria. Em março, o Programa recebeu recurso no valor de R$ 278.678,50, por meio da aprovação de projetos submetidos em edital público do Programa de Extensão Universitária do MEC (PROEXT/MEC).

O Programa está na fase de elaboração do termo de referência que dará início ao processo licitatório para compra de equipamentos, material de consumo e contratação de serviços que permitirão a execução do Programa.

O Boquinha visa promover a saúde bucal em crianças de 0 a 5 anos e gestantes, lactantes e bebês em Unidades Básicas de Saúde e Hospital Regional de Gurupi.

Ações desenvolvidas

- Palestras voltadas a gestantes durante os pré-natais nas UBS;

- Exames bucais das gestantes;

- ‘Cantinho da Mamãe’ – Realização de palestras de orientação às puérperas que derem à luz no Hospital Regional de Gurupi;

- UBS’s de Gurupi – Diagnóstico e acompanhamento dos bebês e crianças de 0 a 5 anos, previamente cadastrados;

- Atendimento de alunos dos centros municipais de educação infantil de Gurupi (Cemei).

(Fotos: professora Alessandra Duarte)