Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
24 de Abril de 2017
Um roteiro geo-turístico foi percorrido, na última quinta-feira, 20, na cidade histórica de Porto Nacional, no Tocantins, por um grupo de acadêmicos do curso de Pedagogia, do Centro Universitário UnirG.
A atividade de extensão "Estudo do Meio do Patrimônio Histórico Cultural de Porto Nacional" e “Metodologia Educacional da Escola Família Agrícola e sua Pedagogia da Alternância”, fez parte da disciplina de Conteúdo e Metodologia de História e, contou com a participação de 18 estudantes.
O roteiro incluiu as visitas ao Museu Histórico Cultural, ao Núcleo Tocantinense de Arqueologia da Unitins (NUTA) e ao museu de Zoologia José Hidasi. No Centro Histórico o grupo passou pelos casarões, ruas, Catedral Nossa Senhora das Mercês, Seminário São José e Praça do Coreto. Os alunos visitaram ainda a ONG Comunidade de Saúde Desenvolvimento e Educação (Consaúde) e a Escola Família Agrícola, que adota a metodologia da alternância e referenciais da Pedagogia de Paulo Freire.
Conforme a professora que supervisionou a equipe, Ma. Maria Leci de Bessa Mattos, essa foi uma oportunidade essencial de conhecimento e troca de experiências para os estudantes, contribuindo significativamente para a formação dos futuros pedagogos. “O aprendizado foi tanto no aspecto histórico cultural como também, no contato com uma organização não governamental, além de conhecer uma escola do campo, que possui uma metodologia diferente das escolas urbanas”, disse.
Para a acadêmica do 5º período, Tatiana Teodoro, as visitas proporcionaram a interação entre as instituições de ensino, pesquisa e extensão, como professores e pesquisadores da UFT, Unitins, representantes do setor público, dentre outros. “Nós somos gratos pela oportunidade que obtivemos porque despertou a curiosidade, reafirmou conceitos e nos fez refletir sobre como ensinar criticamente o contexto histórico do nosso Estado, além de nos incentivar para a pesquisa e contribuir para nosso senso de conscientização social e cultural”, disse a aluna.
A ação contou com o apoio do coordenador do curso de Pedagogia, professor Berilo Lopes.
Porto Nacional está localizada a 157 km de Gurupi e 52 km de Palmas. O centro histórico da cidade foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2008.
Fotos: divulgação