Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
23 de Março de 2017
Em vista das informações divulgadas pela Associação dos Professores Universitários de Gurupi (Apug), à imprensa e nas redes sociais, relacionadas a direitos trabalhistas e ponto eletrônico, a Presidência da Fundação UnirG manifesta-se nos termos que seguem:
A Fundação está aberta ao diálogo e as pautas apresentadas estão em análise, à medida que do Administrador Público se exige cautela, em especial, relacionada ao cumprimento e não transgressão da Lei de Responsabilidade Fiscal. Considerando que a pauta apresentada ainda está aberta, entende a Fundação que não existem motivos que autorizem qualquer paralisação das atividades acadêmicas.
A atual situação que a economia do País atravessa, com turbulências tanto no campo político quanto no financeiro, especialmente, em relação à Educação Superior, com cortes drásticos nos orçamentos, tem levado as principais universidades públicas, estaduais e federais do País a terem dificuldades para sobreviver.
Essa situação provoca o fechamento de cursos e a diminuição de vagas; restrições aos financiamentos estudantis; atrasos de salários e não contemplação de recomposições salariais, dentre outros.
Apesar do caos acima mencionado, a Fundação UnirG vem mantendo em dia suas obrigações sociais, tais como: pagamento em dia de salários, concedendo desde 2013, ano a ano, as recomposições salariais; implantando progressões e quinquênios; investindo em mestrados para qualificação de professores e servidores (30 profissionais), com custos para a Fundação.
Além disso, a UnirG tem investido ainda na infraestrutura dos cursos, bem como, a retomada das obras do Campus I, na busca de fortalecer o ensino de qualidade que primamos oferecer.
Desta forma, a Presidência convida a todos, para que, com tranquilidade e discernimento, continuemos a manter o diálogo. Juntos, podemos buscar soluções, com o fim de encher nossas salas de aula, avançar nos indicadores nacionais, combater a evasão e enfrentar a concorrência desleal que bate às nossas portas, mantendo a estabilidade política e financeira que alcançamos nos últimos cinco anos, consolidando assim a Instituição e o conjunto da comunidade acadêmica.
Sávio Barbalho
Presidente da Fundação UnirG