Divulgado o resultado final do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde

24 de Fevereiro de 2017

A Universidade Federal do Tocantins divulgou a classificação final do processo seletivo do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde, oferecido em parceria com a Fundação UnirG. Foram oferecidas 15 vagas para profissionais da UnirG e cinco vagas para a comunidade externa.

Ciencias da SaudeA seleção foi feita por meio de exame de proficiência em Língua Inglesa (caráter eliminatório), prova oral/ entrevista com avaliação do plano de trabalho (caráter eliminatório) e ainda avaliação do currículo (caráter classificatório).

“A formação stricto sensu, como o mestrado, é importante para o fortalecimento da pesquisa na Instituição. A oferta desse curso será relevante para a capacitação de novos pesquisadores, 15492144 1642791615746299 8828536346915079304 natendendo também uma exigência do Ministério da Educação e Conselho Estadual de Educação”, afirma o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Dr. Marcos Gontijo.

Para a reitora da UnirG, Drª Lady Sakay, “essa é mais uma etapa no processo de qualificação de docentes e servidores, buscando sempre a melhoria da qualidade do ensino”.

De acordo com o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, “a oferta do curso de Mestrado em Gurupi é um ganho porque permite que o profissional não se ausente da sua cidade e do seu posto de trabalho para estudar. É um investimento que retorna para a própria UnirG. É uma política positiva e desejamos sucesso a todos os aprovados”.

Investimentos em capacitação

Savio BarbalhoAtualmente está em andamento o Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (Gespol), que qualifica outros 15 profissionais da UnirG.

Os investimentos na qualificação desses 30 profissionais totalizam R$ 787.500,00 ao longo de 24 meses. Para os cofres da Instituição, esse convênio com a UFT representa economia, já que as despesas para liberação de docentes para cursar mestrado e doutorado em instituições de outras localidades representaria despesas maiores.

“Os custos com a liberação de três professores para cursar mestrado e doutorado fora de Gurupi custa atualmente R$ 43.055,96 mensais para a Instituição, pois é necessária a contratação de outro professor para substituir aquele que está ausente. Com a qualificação de 30 profissionais por meio desse convênio o custo é de pouco mais de R$ 32 mil reais mensais”.

Vanderson MafraUm dos aprovados no processo seletivo foi o servidor técnico-administrativo Vanderson Mafra, egresso da primeira turma do curso de Farmácia da UnirG. “Sou extremamente grato a UnirG. Aqui pude cursar minha graduação e hoje tenho a oportunidade de me qualificar ainda mais com um Mestrado, que está sendo oferecido sem custos para o servidor. É um curso que irá contribuir muito com a qualificação dos participantes e com a melhoria da qualidade do ensino da Instituição. Foi um processo transparente, bem coordenado, estou muito satisfeito”.

Para obter o custeio, os candidatos aprovados firmam um Termo de Compromisso, que prevê que o servidor não deverá desistir do curso sem justificativa, não poderá ser reprovado ou pedir exoneração antes do cumprimento do prazo estabelecido. Caso contrário terá que ressarcir a Instituição.

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências da Saúde  (PPGCS)  da Universidade  Federal  do  Tocantins  (UFT) foi criado em 2007 e  tem como objetivo proporcionar  formação  científica e  profissional  aprofundada. Visa ainda promover a capacidade de pesquisa e inovação na área das Ciências da Saúde.

O edital de convocação para matrícula deverá ser divulgado pela coordenação do PPGCS em breve.