Gestantes atendidas pelo programa de Residência Médica da UnirG visitam o HRG

21 de Fevereiro de 2017

O período da gestação e o parto são momentos de grandes expectativas para as mulheres e seus familiares. Na Unidade Básica de Saúde João Manoel, sede da Residência Médica em Medicina Geral de Família e Comunidade da UnirG, dois médicos residentes atendem cerca de 30 gestantes atualmente. Com o objetivo de informar essas mulheres sobre os procedimentos que são realizados durante e após o parto, foi realizada ontem, 20, uma visita guiada ao Hospital Regional de Gurupi (HRG).

Foto HRG gestantes 2A visita faz parte do projeto Rede Cegonha no Ministério da Saúde, que presta assistência a mulheres grávidas e crianças até dois anos de vida. Essa é a primeira vez que uma visita dessa natureza é realizada em Gurupi, em uma parceria entre a UnirG e as redes Municipal e Estadual de Saúde.

De acordo com a secretaria geral da Comissão de Residência Médica (Coreme), Luana Katiúcia Medrado, “um dos compromissos da Residência Médica é elevar o padrão de qualidade de atendimento oferecido à população que utiliza os serviços da unidade de saúde. Esta ação com as gestantes vem melhorar a atenção que é prestada a cada uma delas na Unidade Básica de Saúde pela equipe de residentes e demais profissionais”.

Gestantes HRG residencia medica 1Segundo o enfermeiro da UBS, Renato Barros, as mulheres já participaram de palestras esclarecedoras sobre os tipos de parto, os cuidados com a própria saúde e com a saúde do bebê. “A visita vem complementar um trabalho que já é realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS). Para nós é um momento de vitória, pois esta é primeira UBS a promover essa ação. Nosso objetivo é deixar essas mulheres bem orientadas para que sintam segurança no momento do parto”, disse.

Barros é egresso da UnirG e destacou a sua satisfação em participar do projeto. “Sinto muita emoção e alegria, a mesma sensação que tive quando recebi meu diploma de graduação. É recompensador trabalhar para auxiliar essas mulheres e terem saúde e acolhê-las em uma fase de tamanha ansiedade pela chegada de um filho”, frisou.

Segundo a coordenadora do Projeto Cegonha no HRG, fisioterapeuta Jaciara Martins, a visita guiada é um dos objetivos do projeto. “A visita auxilia a gestante a iniciar um vínculo com o hospital, a esclarecer dúvidas, conhecer os ambientes e alguns dos profissionais que irão atendê-las durante e após o parto. É um ganho para as mulheres e para os profissionais que atuam no hospital”.

Gestantes HRG Banco de Leite Entre os locais visitados pelas gestantes estão o Banco de Leite, sala de parto e a Unidade de Cuidado Intensivo Neonatal (UCIN). Para a psicóloga e professora da UnirG, Maria Antonia Darozo, “conhecer as instalações do hospital antecipadamente ajuda a diminuir a ansiedade da futura mãe, que geralmente espera com muita expectativa o momento do parto”.

Layanne Barros aguarda a chegada do primeiro filho e está na 13ª semana de gestação. Para ela, a visita foi uma experiência que trouxe muito aprendizado. “Realmente gostei muito de ter vindo ao hospital. Essa é a minha primeira gravidez e às vezes me sentia muito despreparada e com medo do parto, porque muitas coisas são novidades. Mas agora já estou mais tranquila, muito mais segura e confiante de que tudo vai ocorrer bem”.

A visita guiada foi uma ação-piloto com um dos grupos de gestantes atendidos na UBS pela médica residente Drª Marcela de Souza Sotto Mayor e pelo enfermeiro Renato Barros. Em março a ação deverá ser estendida para as demais gestantes assistidas na UBS.

Logo Rede Cegonha

Rede Cegonha

A Rede Cegonha é uma estratégia lançada pelo Governo Federal em 2011, e busca proporcionar às mulheres saúde, qualidade de vida e bem-estar durante a gestação, parto, pós-parto e o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida.

em o objetivo de reduzir a mortalidade materna e infantil e garantir os direitos sexuais e reprodutivos de mulheres, homens, jovens e adolescentes.

Em 2016 foram realizados 1.780 partos no HRG. O hospital atende a população de 18 municípios da região sul do Tocantins.

Fotos: Lino Vargas (Secom/Prefeitura de Gurupi) e Internet