Programa do Reino Unido ministra workshop na UnirG

25 de Janeiro de 2017

O Centro Universitário UnirG entra para o cenário internacional, com a cooperação do programa Researcher Connect, que realiza um workshop na Instituição, até esta sexta-feira, 27, no campus II, bloco de Medicina. O curso visa o desenvolvimento de habilidades em comunicação científica voltada para professores de ensino superior, doutores e mestres.

IMG 20170125 142107284A seleção foi aberta para docentes de todas as IES do Tocantins, com a oferta de 25 vagas. Dos 50 inscritos, 64% foram da UnirG e dos 25 selecionados, 17 são da Instituição, totalizando 68%.

“Estamos felizes com o interesse dos docentes pelo curso, que é de alta qualidade e que os preparará para as habilidades em comunicação científica, em inglês. Com o professor capacitado para as publicações, a Instituição ganha mais visibilidade no cenário internacional”, destacou a coordenadora do worskhop, a professora Dra. Marise Suzuki.

O workshop está sendo ministrado desde a manhã de hoje, 25, em inglês, por profissionais enviados pelo British Council, Dra. Jodi Nelson-Tabor e Dra. Mônica Campiteli.

“Os participantes são participativos e acredito que iremos atender as expectativas deles. As instalações da UnirG são IMG 20170125 141938864adequadas e a cidade é agradável. A British Council está se esforçando bastante para estabelecer conexões entre as instituições brasileiras e outras globais e, espero que possamos continuar essa parceria iniciada aqui”, disse Dra. Jodi Nelson-Tabor.

Conforme a reitora da UnirG, Dra. Lady Sakay, uma das participantes do worskhop, o evento apontará os pontos que precisam ser mais trabalhados pelos docentes. “O curso melhorará a escrita científica em inglês e a prática irá apontar, também, os pontos fracos e déficits que precisam ser observados para que a produção científica seja relevante para a comunidade internacional”, afirmou Sakay.

A professora Dra. Márcia Andrea Marroni é uma das participantes e ressalta que, com a capacitação a produção será escrita de forma mais adequada e a tendência das publicações é aumentar. “A maioria de nós fez doutorado no Brasil e o workshop tem esse intuito de nos capacitar para escrevermos artigos que sejam aceitos internacionalmente. É um curso importante, pois vamos aprender a escrever do modo que a comunidade científica internacional exige”, frisou Marroni.

IMG 20170125 141828060A capacitação segue até o dia 27, das 09h às 12h30 e das 13h30 às 17h. Os participantes receberão certificados de 24 horas.

O programa

O programa Researcher Connect é uma oferta da instituição do Reino Unido, a organização internacional britânica British Council, com recursos do Newton Fund no Brasil e co-financiada pela Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

British Council é uma organização sem fins lucrativos, que desde 1934, atua em mais de 100 países, com o propósito de promover relacionamentos mútuos entre o Reino Unido e as localidades, gerando benefícios nas áreas de artes, educação, esportes e língua inglesa.

O objetivo do Researcher Connect é desenvolver em pesquisadores de qualquer formação acadêmica, excelentes habilidades em comunicação científica em inglês dentro de contextos internacionais e multiculturais.

O evento ocorre durante a Semana Pedagógica 2017/1. A programação pode ser consultada, clicando aqui.