Com participação da UnirG campanha Papai Noel dos Correios leva alegria à centenas de crianças carentes

14 de Dezembro de 2016

Ontem, 13, os meninos do Setor Industrial, em Gurupi, tiveram uma tarde diferente, o Papai Noel dos Correios passou pela Escola Municipal Eliseu de Carvalho. Cerca de 100 alunos foram presenteados.

DSC 2082O Céu nublado, os galhos das árvores balançando com um vento suave pareciam ser parte indispensável de uma festa cheia de presente, felicidade e carinho. escola

A alegria das crianças se misturava com a emoção dos pais, professores, organizadores e visitantes. O cheiro de pipoca invadia o pátio onde as crianças receberam os presentes pedidos em cartinhas marcadas por esperança.

Encostada na parede do corredor da escola estava uma fila de mães tão ansiosas quanto à meninada. “Esse ano a situação foi difícil em casa e eu não tinha como comprar nenhum presente para os meus três filhos. Mas graças a essa boa ação eles saem daqui felizes e eu mais ainda”, disse Lucivânia Silva Lima.

11Jhonata Lima, de 9 anos, filho de Lucivânia, realizou o sonho de ganhar uma bicicleta. Os pedidos dos irmãos Ivanilson Lima, 11, e Luciano Silva, 07, também foram atendidos e eles levaram para casa uma bola e um carrinho.

noel 1O brilho nos olhos de Kaylla Luhanne, 07, teve uma razão a mais, a mochila que tanto desejou para carregar os materiais escolares, chegou em boa hora. A menina escreveu pedindo a nova bolsa porque a antiga estava rasgada.  “Desde cedo eu esperava a hora de receber meu presente, é linda minha mochila de rodinhas e da cor lilás do jeitinho que eu tanto queria”, disse a menina.

Emoção

Cléo Martins, coordenadora da campanha em Gurupi, tentou segurar a emoção, mas as palavras saíram trêmulas e os olhos lacrimejaram quando ela mencionou a gratificação daquela vivência.

“Esse é um trabalho voltado para os setores com mais vulnerabilidade social. Presenciar essa felicidade deles é muito gratificante e isso foi possível por meios das parcerias, como por exemplo, a da UnirG que acolheu 100 cartinhas nesta campanha”, afirmou a coordenadora.4

8Conforme Martins, neste ano a campanha recebeu 600 cartas e todas foram apadrinhadas. “Os pedidos são simples: materiais escolares, bolas, bonecas e até chocolate”, disse ela.

“Com tanta tecnologia acessível hoje em dia é raro alguém escrever carta, o ato ficou em desuso. O propósito da escola foi de ensinar as crianças a escreverem e ao mesmo tempo despertar nelas a alegria e a esperança. Elas acreditaram no Papai Noel e ele veio a nós”, mencionou o diretor da escola, Cleudimar Alves Tito.

Essa foi a primeira vez que o comerciante de 72 anos, Joaquim Machado, vestiu-se de Papai Noel. “Foi a maior felicidade que já senti em minha vida. Não imaginei que as crianças nos tratassem com tanto amor e carinho. A emoção nessa mensagem de fraternidade é imensurável”, disse ele.

Parceria com UnirG

7A iniciativa foi da assessora de Comunicação da UnirG (Ascom), Juliana Machado e contou com apoio de estudantes, servidores e professores do Centro Universitário UnirG, que apadrinharam 100 cartinhas. Esta é a segunda vez que os servidores participam desse projeto, que adotaram no ano passado 50 pedidos.13

“O resultado foi muito positivo e o retorno gratificante. Não tem preço ver as criancinhas ansiosas para saber o que vão ganhar e presenciar a felicidade nos rostinhos delas, ao perceber que os pedidos foram atendidos”, disse Juliana Machado.

A coordenadora de núcleo, do Departamento de Licitação da UnirG, Telma Milhomem, participou das duas edições. “Nessa época de fim de ano aflora o nosso sentimento maternal com o nascimento do menino Jesus Cristo. Então sempre me coloco no lugar dessas mães que não tem condições de dar um presente aos seus filhos”, frisou.

A campanha Papai Noel dos Correios é realizada há mais de 25 anos no Brasil. Desde 2010 os Correios passaram a incluir as cartas manuscritas de crianças das escolas da rede pública de ensino (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos.

DSC 20991423

Fotos: Luiz Guilherme Costa Brito (Ascom/UnirG)