Bolsistas do projeto Bacias Hidrográficas apresentam trabalhos no Congestas 2016, na Paraíba

12 de Dezembro de 2016

De 11 a 14 de dezembro, integrantes do projeto “Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza e Bacias Urbanizadas de Gurupi” estarão em João Pessoa (PB) participando do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (Congestas 2016). Os participantes são acadêmicos bolsistas do projeto por meio do Centro Universitário UnirG e da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Gurupi.

bacia alunoA equipe é composta por cinco estudantes: Rafaela Alves Xavier (Engenharia Civil/UnirG), Railson Alves Freitas (Jornalismo/UnirG), Bruna Raíssa Damasceno Tavares e Marcos Vinícius Cardoso Silva (Engenharia Florestal/UFT) e ainda a técnica em gestão ambiental e geoprocessamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Gurupi, Asafe Santa Bárbara Gomes.

Na oportunidade, serão apresentados três trabalhos científicos aprovados para o evento, relacionados aos temas/pesquisas realizadas durante a execução do Projeto.

- Ampliação da Participação da Engenharia Civil em Comitês de Bacias Hidrográficas;

- Comunicação e Comitês de Bacias Hidrográficas: O Uso de suas Estratégias no Processo de Mobilização e Informação;

- Antropização de Microbacia Urbanizada dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza do Município de Gurupi-TO: Indicadores Fitossociológicos.

Os projetos têm a supervisão das professoras Drª Nelita Gonçalves F. Bessa (UnirG), Ma.alunos bacia Alessandra G. Duarte Lima (UnirG) e Drª Maria Cristina Bueno Coelho (UFT).

Execução do Projeto

O Centro Universitário UnirG executa o projeto Bacias Hidrográficas (formação do comitê; revitalização da bacia urbanizada de Gurupi), juntamente com a Prefeitura de Gurupi, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT/Gurupi) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO/Gurupi).

O projeto foi contemplado no âmbito da Política Estadual de Recursos Hídricos e Fundo Estadual de Recursos Hídricos, gerido pela Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (SEMARH-TO) - Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH-TO).

Congestas

bacia JPCom o objetivo de debater a importância da gestão ambiental para a garantia do meio ambiente ecologicamente equilibrado e socialmente justo para esta e para as próximas gerações, vários profissionais da área de meio ambiente estão promovendo o Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (Congestas 2016).

As questões relacionadas à qualidade do meio ambiente chamam cada vez mais a atenção da sociedade de forma geral, que faz com que as empresas tenham mais responsabilidade ambiental, por meio da criação e implantação de um sistema de gestão que garanta o desenvolvimento sustentável. (*)

(Com informações do site http://eventos.ecogestaobrasil.net/congestas2016/)*

(Fotos: arquivo pessoal dos alunos)