VI Congresso Científico: vírus Zika e cuidados com o envelhecimento foram temas abordados na manhã de hoje

21 de Setembro de 2016

Os destaques da manhã de hoje, 21, no VI Congresso Científico da UnirG foram para temas sobre o Vírus Zika e os cuidados da saúde no envelhecimento das pessoas. Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz de Pernambuco (Fiocruz) e da Universidade Federal do Tocantins de Palmas (UFT) estiverem em Gurupi ministrando palestras sobre os dois assuntos. O encontro ocorreu no Palaciu’s Real Eventos.

constancia1A Drª Constância Flávia Ayres é entomologista e pesquisadora da Fiocruz/PE, que discorreu sobre como surgiu o vírus e os hábitos que as pessoas devem tomar para não serem infectados pelo Zika.

“O primeiro caso surgiu há mais de 30 anos em Uganda, na África, na floresta Zika. Somente recentemente, com a proliferação da doença, que as pessoas começaram a pesquisar mais sobre o assunto. Nossa maior preocupação é a de que os investimentos são direcionados apenas ao Aedes Aegypti, porém as pesquisas confirmam que o pernilongo também pode ser um vetor da doença”,  relevou.

A pesquisadora disse ainda que em 2011 foi detectado o primeiro caso de transmissão do Zikaconstancia 2 por meio da relação sexual, mas a maioria dos pesquisadores e o poder público somente deu atenção ao fato, após centenas de casos registrados do nascimento de bebês com Microcefalia. “As políticas públicas demoram a ser realizadas e esse processo moroso se dá, apenas, pela falta de interesse do poder público. Após atrair a atenção mundial dos casos ocorridos em Pernambuco, que estão investindo em pesquisas sobre o assunto. O Zika é um problema social”, completou Constância.

Os hábitos das pessoas para conter a proliferação dos mosquitos são as principais maneiras de solucionar o problema. “Manter a limpeza do local não acumulando água parada e investimento em saneamento básico são os passos principais para o fim da reprodução dos vetores. A população deve estar atenta aos cuidados necessários para manter a cidade limpa e livre dessa epidemia. Soube que Gurupi não tem registro de casos, os moradores estão de parabéns, pois estão cuidado direitinho da cidade”, finalizou.

secundaristasEntre os participantes, estava um grupo de estudantes do 3º ano do Colégio Bernardo Sayão. Atenta, Ana Carolina Amaral, anotou todas as informações sobre a palestra. “É um assunto muito importante que está sendo discutido mundialmente. Logo estarei prestando vestibular e esse tema poderá me ajudar a resolver questões das provas, como também nas redações. Aprendi muito hoje aqui, foram mostrados detalhes sobre o Zika que eu desconhecia e com certeza vão colaborar”, avaliou a estudante. Ao final, os participantes puderam fazer perguntas à palestrante.

Cuidados com o envelhecimento

Logo após, o Drº Luiz Sinésio Silva Neto da UFT seguiu a programação ministrando sobreluiz sinésio1 Sarcopenia do Envelhecimento e participou da mesa-redonda sobre Cuidados Paliativos em Geriatria.

De acordo com o professor Luiz Sinésio, Sarcopenia é uma doença que afeta a perda de massa e força na musculatura esquelética, em especial, no envelhecimento.

“Ao longo da vida quando somos afetados pelo envelhecimento, há um comprometimento no sistema muscular e a maior forma de evitar a perda da massa magra é por meio da atividade física e nutrição. Na alimentação devemos consumir mais proteínas, além da vitamina D, adquirida pelos raios do sol. Já os exercícios físicos são importantes para o fortalecimento da musculatura”, disse.

idososO professor disse ainda que os cuidados paliativos para o envelhecimento é uma questão se saúde pública. O diagnóstico das doenças, por meio de exames de imagem e testes de massa magra, é o indicado para a composição corporal na recuperação e ganho de força muscular para o desempenho físico das pessoas.

Organicamente começamos a envelhecer a partir dos 25 anos de idade. “O envelhecimento é um processo inerente à vida humana. Não nascemos para ficarmos na inatividade, pois todas as doenças afetam a musculatura esquelética, em especial, aos idosos e na maioria das vezes isso não é observado”, relatou.

A tarde a programação segue com mais palestra, mesa-redonda, minicursos e oficinas, além da exposição de trabalhos científicos. A Feira das Profissões estará aberta ao público gratuitamente durante todo o dia. Já a noite será realizado o Festival de Música em Língua Inglesa, Sing Your Song, com apresentações de doze concorrentes.

(Fotos: Luiz Guilherme Brito - Ascom/UnirG)