‘Estresse contribui para DTM’, relata Dra. Laura Moura Martins no Congresso Científico da UnirG

21 de Setembro de 2016

Dores de cabeça ou pescoço, ruídos articulares (estalos), zumbidos no ouvido, tonturas, desgaste nos dentes e dificuldade de mastigação podem ser algumas das consequências das Disfunções Temporomandibulares (DTM). O assunto foi discutido na manhã de hoje, 21, pela Dra. Laura Moura Martins, no Tijuana Music Pub, durante programação do VI Congresso Científico da UnirG, em Gurupi/TO.

DSC 1424A Articulação Temporomandibular (ATM) é a responsável por todos os movimentos que fazemos com a boca. As doenças desta articulação e dos músculos que fazem esses movimentos da boca são chamadas de disfunções temporomandibulares (DTM).

Com o tema “Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial”, Martins falou aos acadêmicos, professores e profissionais da área da Saúde.

DSC 1429

“É um tema atual com demanda crescente e com poucos profissionais habilitados. Devido ao estresse e ansiedade cotidiana surge o bruxismo (quando a pessoa aperta ou range os dentes durante o dia ou noite) causando alterações sistêmicas apresentando os sintomas mencionados”, frisou Martins.

A palestrante abordou também o que a terapêutica traz de novo, destacando a biofôtonica (área que emprega a Luz como ferramenta essencial em procedimentos relacionados às ciências da vida) com ledterapia e laserterapia.

DSC 1425"Dentro da parte estética, esse é um dos temas mais atuais na Odontologia. Os sintomas das DTM serão os que mais levarão os pacientes a procurarem o dentista no futuro", mencionou a coordenadora do curso de Odontologia, Zeila Coelho.

Após a palestra Laura Moura participou da mesa-redonda sobre o mesmo assunto, destacando a “Cefaléia, Enxaqueca e Dor Orofacial”. A abordagem contou com os professores Dra. Mônica Mendonça Vieira (médica neurologista) e Dr. Omar Molina Tinoco (odontólogo).

A palestrante

Dra. Laura Moura Martins é coordenadora científica do curso de especialização Ortopedia Funcional dos Maxilares pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Odontologia (Cepremo), em Ribeirão Preto -SP. Ela é pós-doutora em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial Marquette University - WI – USA; doutora e mestre em Ortodontia, pela Faculdade de Odontologia Campinas –SP; autora do livro Ortopedia Funcional dos Maxilares: Prevenção à Disfunção.

A programação segue em diversas áreas, com palestras, oficinas, mesas-redondas, minicursos, debates, videoconferências, exposições de trabalhos acadêmicos e científicos.

(Fotos: Luiz Guilherme Brito - Ascom/UnirG)