Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
21 de Setembro de 2016
Mais uma vez Gurupi sedia o maior evento científico do sul do Tocantins: o Congresso Científico do Centro Universitário UnirG. Até sexta-feira, 23, a comunidade acadêmica de Gurupi e região irá debater assuntos da atualidade com pesquisadores de importantes instituições do Brasil. A sexta edição do Congresso começou na noite de ontem, 20, no Palácius’ Real.
O evento foi aberto com uma experimentação cênica de trabalho de corpo e teatralidade, idealizada pelo professor Audimar Dionízio, que foi apresentada por estudantes e professores de diversos cursos da Instituição.
“Por meio da ciência é que temos condições de progredir, desvendar os segredos da vida e viver de forma mais sustentável. Nossa apresentação buscou mostrar a ciência ao longo do processo histórico os principais paradigmas, trazendo para nosso contexto, com nossos cursos e grupos de pesquisa”. A equipe que produziu a apresentação foi formada por 36 pessoas.
Em seguida, o Coral Tocanto apresentou-se juntamente com a Orquestra Jovem de Cordas da Casa de Cultura da UnirG. Os músicos tocaram e cantaram, entre outras canções, o Hino Nacional Brasileiro. O Coral Tocanto é regido pelo professor Moisés Ribeiro e a Orquestra Jovem de Cordas, pelo professor Jhonata Ferrara.
Na abertura, a reitoria da UnirG, Lady Sakay, ressaltou o tema do Congresso Científico desse ano, relembrando a primeira edição do evento, em 2002. “Nosso tema foi ‘Ciência, inovação e empreendedorismo: a pesquisa no desenvolvimento regional’. Para que isso possa acontecer é necessário que a academia, as instituições de ensino, instituições sociais e o comércio atuem em parceria em prol do desenvolvimento”.
A reitora também anunciou o lançamento do edital da Inovo, a Incubadora de Empresas da UnirG. “É uma retomada desse compromisso com o desenvolvimento local. A UnirG já teve uma incubadora que auxiliou empresas que se destacam hoje no mercado tocantinense”, disse Sakay.
O presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, representou o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira. “Nosso desejo é que tenhamos um evento de sucesso, que engrandeça ainda mais a qualidade do ensino que a UnirG oferece ao Norte do País. Esse congresso demonstra nosso compromisso, e os nossos propósitos de engrandecimento para essa instituição se materializam em eventos dessa grandeza”, disse o presidente.
O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Marllos Peres, falou sobre a organização do evento. “Foram mais de oito meses de trabalho para que essa linda noite fosse concretizada. Teremos muitas surpresas boas para os congressistas, esse congresso é uma oportunidade única e esperamos que todos possam aproveitá-lo da melhor forma possível”.
“Foi construída um programação científica magistral para esse evento. Esperamos que esse congresso não seja apenas para enriquecer nosso conhecimento, mas que seja também inspirador e motivador. Que ao final do evento possamos enxergar as nossas profissões de forma diferente, que possamos nos reinventar. Busquemos sempre a evolução”, disse o presidente do Congresso, professor Geovanne Rossone.
O Pró-reitor de Graduação e Extensão, Marcos Gontijo, agradeceu a todos que auxiliaram na organização do evento e a presença de todos os alunos inscritos, ressaltando a programação do Congresso. “Teremos palestrantes conhecidos nacionalmente e internacionalmente e esperamos que todos possam aprender com as experiências que serão compartilhadas”, disse.
Finalizando os pronunciamentos de abertura do evento, a vice-reitora da UnirG, Janne Marques, disse que “a UnirG conseguiu fazer uma equipe de sucesso na realização do evento por meio do empenho e da integração de diversas pessoas que participam da organização”.
Em seguida, o professor da Universidade de São Paulo (USP), ministrou a palestra "Gestão, produtividade, liderança e motivação".
O VI Congresso Científico segue até sexta-feira, 23. Confir a programação completa no site do evento. www.congresso.unirg.edu.br