Direito promove mesa-redonda para discutir combate ao caixa dois em campanhas eleitorais

02 de Setembro de 2016

Os estudantes de Direito do Centro Universitário UnirG participaram ontem, 01, da mesa-redonda que abordou a discussão contra o caixa dois nas campanhas eleitorais em Gurupi. O evento foi realizado pela manhã e à noite, no campus I da Instituição, promovido pela coordenação do curso e a Comissão de Combate ao Caixa Dois nas eleições municipais, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Gurupi.

direito 2 mesaDentre os participantes estavam o procurador da República, Walter José Mathias; o advogado e membro da Comissão de Combate ao Caixa Dois, professor Adilar Daltoé; os advogados e membros da Comissão, Vitor Rezende Vilela e Luciléia Barbosa Nascimento; a coordenadora do curso de Direito, Kádyan Gonzaga e o professor do curso, Paulo Izídio.

Conforme Dr. Walter Mathias, o objetivo da comissão é de mobilizar a participação da sociedade civil para auxiliar na fiscalização das campanhas eleitorais.

direito 1 mesa“Caixa dois é o dinheiro não contabilizado, usado nas campanhas, mas não oficializado. O trabalho da Comissão é de evitar com que as pessoas sejam levadas pela ilusão. Pois não podemos deixar que o fator econômico seja preponderante para escolhermos nossos representantes. O que podemos é escolher aqueles que transmitem confiança e apresentem a melhor proposta”, exemplificou o procurador.

Conforme Kádyan Gonzaga, a discussão no meio acadêmico é importante diante do lançamento de candidaturas eleitorais. “O propósito é tornar o acadêmico mais politizado, crítico e intelectualizado e, como consequência possa escolher melhor, de forma consciente, aquele que vai eleger para representá-lo”, mencionou a coordenadora.

“Foi uma ótima forma de alertar os acadêmicos e a sociedade, mediante a possível utilização de má fé por parte de candidatos e partidos, usando os ‘não conhecedores’ como armas para a corrupção”, disse a estudante do 4º período, Fernanda Tavares.

A campanha

De acordo com o professor Paulo Izídio, a Campanha de combate ao caixa dois nas eleições municipais foi lançada em janeiro desse ano, pela OAB Nacional, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). “Todas as seccionais da OAB criaram seus comitês e estão levando a campanha para os órgãos públicos, escolas, universidades e empresas, dentre outros, com o objetivo de combater o caixa paralelo nas eleições”, disse o professor.

Um dos destaques da campanha é o aplicativo para que a comunidade realize e acompanhe as denúncias direto pelo celular. O aplicativo para registro de denúncias Contra o Caixa Dois está disponível para Android e iOS.

direito 5 mesadireito 4 mesadireito 3 mesa

Fotos: Luiz Guilherme Brito Ascom/UnirG