Residência Médica de Gurupi realiza diagnóstico situacional para melhorar atendimentos em Unidades Básicas de Saúde

25 de Agosto de 2016

Um trabalho inovador na área de saúde foi apresentado na tarde de hoje, 25, pelas médicas que compõem a primeira turma do Programa de Residência Médica em Medicina Geral de Família e Comunidade de Gurupi, o diagnóstico situacional das Unidades Básicas de Saúde João Manoel e Jardim Sevilha. Um dos propósitos do trabalho é de conhecer a população para realizar atendimentos mais abrangentes e melhorar os índices.

residencia 2Entre os meses de março e julho desse ano, o programa contabilizou 10 mil atendimentos. Um dos destaques foi na área de saúde do homem, com mais de 1.200 pessoas atendidas. “Na Unidade João Manoel realizamos atendimentos duas vezes por mês à noite, direcionados para homens, porque eles alegavam que não nos procuravam devido ao trabalho diurno”, disse a médica residente, Anna Carolina Lacerda.

Dentre os dados apresentados por Lacerda, destaca-se a dificuldade de acesso de idosos ao local de atendimento. “A árearesidencia 3 da Unidade João Manoel é enorme e alguns idosos pesquisados reclamaram que não procuram atendimento devido à distância. Para uma possível solução, indicamos que sejam reforçadas as visitas domiciliares e ainda, agendar alguns dias de atendimentos em locais mais próximos daquela comunidade, como em igrejas ou escolas”, disse a médica.

As residentes fizeram um mapeamento das áreas atendidas pelas duas unidades, apresentando dados históricos, números de pacientes, uma pirâmide populacional por faixa etária, o número de pacientes com doenças crônicas não transmissíveis, doenças transmissíveis, situação epidemiológica da área da abrangência, e situações problemas em saúde da comunidade, dentre outros.

“O diagnóstico permitiu realizar o levantamento dos indicadores de saúde, baseando-se nas problemáticas encontradas, na busca pela promoção, prevenção, tratamento e reabilitação de saúde do indivíduo e da comunidade”, destacou a médica residente, Cristiany Vaz Figueiredo de Castro.

“Com todos os dados apresentados serão lançadas estratégias para solucionar os problemas encontrados e que deverão ser aplicadas até o final da atuação do programa nas Runidades referidas”, afirmou o coordenador da Comissão de Residência Médica da UnirG (Coreme), professor Dr. Vladimir Tamayo Maestre.

A secretária municipal de Saúde, Suelí Aguiar, participou da apresentação e demonstrou satisfação com os resultados. “O diagnóstico situacional permite com que o médico da família e comunidade esteja de fato interagindo com a população. A minha avaliação dessa parceria é de que ela é um sucesso, tendo a comunidade como maior beneficiada”, disse a secretária.

A apresentação foi avaliada pela preceptoria, supervisão do programa e Atenção Básica do município. Participaram professores, coordenadores de cursos, membros da Coreme, estudantes internos e a comunidade.

Os atendimentos nas duas Unidades Básicas de Saúde são realizados nas áreas de saúde do homem, saúde da mulher, saúde do idoso, saúde da criança, saúde mental, pré-natal, hipertensão, diabetes, hanseníase, planejamento familiar, coletas de citologia, visitas domiciliares e urgência e emergência. Além de palestras e reuniões.

O Programa de Medicina Geral de Família e Comunidade foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde e está sendo desenvolvido por meio da parceria entre Fundação e Centro Universitário UnirG e Secretaria Municipal de Saúde.