Direito promove aula inaugural para alunos do curso

19 de Agosto de 2016

Foi realizada ontem, 18, no auditório do campus I, a aula inaugural do curso de Direito do Centro Universitário UnirG. O evento contou com a participação de estudantes, professores e profissionais que atuam em diferentes áreas do Direito. O docente do curso e presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, também esteve presente.

Aula inaugural Direito mesaDurante o evento foi realizado um workshop sobre “Carreira Jurídica e suas possibilidades” explanada por vários Operadores do Direito. Participaram o juiz federal, Eduardo de Assis Ribeiro Filho; a juíza estadual, Maria Celma Louzeiro Tiago; o promotor Rui Gomes Pereira da Silva Neto; a delegada Eliane Machado Pereira dos Santos; o oficial de justiça, Edgar Passos dos Reis; a advogada, Ildete França de Araújo; o professor Ubiratã Silvestre Pereira; o procurador da República, Walter José Mathias Junior; e a coordenadora de Direito, professora Kádyan Gonzaga.

Aula inaugural Direito publico

De acordo com a coordenadora do curso de Direito, Kádyan Gonzaga, o objetivo do workshop foi permitir que o acadêmico pudesse vislumbrar com clareza as possibilidades de atuação jurídica após a conclusão do curso.

“Ao ouvir vários profissionais o estudante tem acesso ao conhecimento sobre um leque de profissões para que ele possa, desde já, identificar suas paixões e aptidões e iniciar precocemente um processo de qualificação focado nos seus objetivos específicos. Também é importante que o acadêmico desenvolva estratégias para que, de uma maneira mais eficaz, possa atingir esses objetivos”, ressaltou Gonzaga.

Aula inaugural Direito palestranteUm dos convidados para o workshop, o Juiz Federal, Eduardo de Assis Ribeiro Filho, destacou que o profissional deve ter conhecimento em várias áreas. “Não basta apenas conhecer o Direito. Precisamos compreender a economia, a realidade e a cultura local, as formas de trabalho, enfim, ter um conhecimento global que nos permita tomar decisões de forma acertada. Também não basta ser um juiz de sentença, mas também de conciliação e de boa administração para agilizar os processos".

A advogada trabalhista Ildete França falou sobre a relevância do trabalho do advogado que atua em causas sociais. "Escolhi o Direito por perceber que poderia contibuir com uma sociedade mais justa. A área trabalhista provoca debates, mexe com a estrutura social. É uma porta de inclusão para promover dignidade de quem trabalha"

DSC 1441Para o estudante do primeiro período de Direito, César Augusto Ferreira, 17 anos, a aula foi instigante e proveitosa. “Desde criança eu sabia que iria fazer um curso superior. Por incentivo do meu pai comecei a estudar Direito e estou gostando muito do curso. Inicialmente eu queria ser juiz, mas hoje no workshop conheci outras possibilidades de atuação que também são muito interessantes. Vou estudar mais e decidir em que área devo atuar futuramente”, disse Ferreira.

Em seguida, foi realizada uma palestra motivacional sobre o tema "Construção do Sucesso Pessoal de Alta Performance”, ministrada pela professora da Unievangélica (Ceres – GO), Jandria Maria Rodrigues dos Santos, que abordou o tema "Construção do sucesso pessoal e profissional de alta performance”.

O evento ocorreu nos turnos matutino e noturno, com a participação de mais de 400 estudantes.