Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
18 de Agosto de 2016
A reitora do Centro Universitário UnirG, Dra Lady Sakay e as professoras Dra Márcia Marroni e Dra Marcilene Araujo participaram da cerimônia de lançamento dos livros didáticos Ciências Krahô, Gramática Pedagógica Krahô e Matemática Krahô realizada ontem, 17, na Aldeia Manoel Alves Pequeno, localizada entre os municípios de Goiatins e Itacajá.
O trabalho é uma ação dos pesquisadores do Laboratório de Línguas Indígenas (LALI), da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Programa do Observatório de Educação (Obeduc) da UFT/Araguaína. Em parceria no programa, a professora da UnirG, Marcilene Araujo, desenvolve a pesquisa “Formação de professores indígenas krahô: uma perspectiva bilíngue e intercultural”.
“O encontro visa fortalecer o diálogo entre os pesquisadores da área indígena, envolvidos no processo educacional indígena no Estado do Tocantins”, afirmou a reitora.
Atividades
Grupos da educação e saúde da aldeia participam até no próximo dia 20, de atividades desenvolvidas pelas professoras Márcia Marroni e Marcilene Araujo. Marroni participará de reunião com os profissionais de saúde e pajés, fortalecendo o vínculo como a população indígena, para posteriores buscas de dados epidemiológicos da comunidade.
Já a professora Marcilene desenvolverá uma oficina didático-pedagógica com os professores da Escola Estadual Indígena 19 de Abril, localizada na aldeia. A oficina faz parte de ações do projeto de pesquisa da docente.
“Nosso trabalho busca investigar as práticas pedagógicas dos professores Krahô dessa escola, no sentido de contribuir para o uso da língua materna como meio de instrução, conforme a realidade Sociolinguística dessa comunidade”, destacou Araujo.
Fotos: (divulgação)