Tomada de Contas Especial irá apurar responsabilidades em obras do campus I

06 de Julho de 2016

A partir de uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE), a Fundação UnirG efetuou a contratação de uma empresa especializada na orientação a servidores da Fundação UnirG para realizar uma uma Tomada de Contas Especial. Com ajuda de profissionais e técnicos, a equipe irá realizar a apuração dos danos causados à Instituição no processo de contratação e execução das obras do campus I da Instituição.

Tomada de Contas Especial 1“A importância da realização da referida Tomada de Contas reside no fato de que, sem realizar tal procedimento identificando as possíveis falhas existentes na execução do projeto e identificando os responsáveis, qualquer gestor encontra-se impedido de concluir as obras, à medida que concluí-la sem tal procedimento implica em co-responsabilização”, explica o presidente Sávio Barbalho.

Ainda de acordo com a Presidência da Fundação, no relatório 006/2011 produzido pelos técnicos do Tribunal de Contas do Estado e inserido nos autos 8143/11 (TCE) recomendou-se que “fosse realizada a Tomada de Contas Especial, tendo em vista as inquestionáveis evidências de superfaturamento da obra e improbidade administrativa, com significativo danos ao erário público”.

Tomada de Contas Especial

Sugeriu-se ainda a "aplicação das penalidades previstas em cláusulas contratuais, sem prejuízo da cobrança de perdas e danos e as sanções cíveis ou penais cabíveis, às empresas envolvidas e, se for o caso da não solução, em curto prazo, de todas as irregularidades constatadas neste relatório de inspeção, a imputação de débito, no valor total real dos danos, a ser apurada em Tomada de Contas Especial, com laudos periciais, elaborados por equipe multidisciplinar, a todos os responsáveis que contribuíram, diretamente e indiretamente, com os prejuízos aos cofres públicos do município de Gurupi".

O procedimento possibilitará ainda indicar com precisão os responsáveis e os valores a serem Tomada de Contas Especial 2ressarcidos por aqueles que, de alguma forma, contribuíram para os prejuízos causados, tendo por base o estado da obra ao longo dos anos.

A empresa que venceu a licitação foi a Controlex Auditoria Contábil LTDA-ME, de Taguatinga do Tocantins, no valor de R$ 260.000,00, a ser pago em cinco parcelas, conforme o cumprimento das etapas previstas no contrato assinado em maio desse ano. A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados em 180 dias.

Após a conclusão da Tomada de Contas e do relatório, que serão pautados em laudos técnicos, o processo será enviado ao Tribunal de Contas para julgamento de sua validade.