Conselho Superior debate e aprova medidas para custeio do Mestrado Profissional em parceria com UFT

23 de Junho de 2016

Foi realizada no último dia 10, reunião do Conselho Superior Acadêmico da UnirG que apreciou medidas para o  custeio das despesas referente ao Mestrado Profissional em Gestão de Políticas (Gespol)  e Mestrado em Planejamento e Gestão de Saúde na Região Sul do Tocantins, oferecidos pela Universidade Federal do Tocantins aos professores e servidores técnico-administrativos da UnirG.

minter1O presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, falou aos conselheiros a respeito dos custos com qualificação de professores. Barbalho esclareceu que, atualmente, a Instituição investe R$ 43.055,96 mensais com a qualificação de três professores que cursam doutorado e mestrado.

Caso a Instituição custeie as mensalidades de 30 candidatos efetivos da Instituição no Mestrado Interinstitucional, a Fundação arcaria com R$32.812,50 mensais e R$ 787.500,00 ao longo de 24 meses. A mensalidade de cada aluno seria de R$ 1.093,75, o que representa grande economia.

“Atualmente a Instituição não tem condições de arcar com as despesas dos 30 mestrandos e continuar liberando licenças para professores saírem para qualificação individual, conforme os números que foram mostrados. Por isso, o Conselho deve decidir qual encaminhamento deve ser dado ao tema”, disse o presidente.

Barbalho explicou ainda que “se assumirmos os gastos com o Minter, haverá, enquanto durar o Minter, suspensão de concessões de licença remunerada para qualificação individual. Trata-se de uma decisão política/financeira quanto a prioridades”.

Após a discussão do assunto entre os conselheiros, foi decidido por unanimidade, que a Instituição custeará as despesas com os 30 mestrandos. Porém, durante o período de duração do Mestrado Interinstitucional, outras licenças individuais integrais estarão suspensas, seja para mestrado ou doutorado, restando aberta a possibilidade de pleitearam bolsa ou ajuda de custo, cujo deferimento estará condicionado à discricionariedade da Administração, se entender que há receita suficiente. O pedido de auxilio deve vir dos professores que preencherem os requisitos listados no Plano de Qualificação, aprovados em seus cursos e com parecer da Propesq.

O presidente ressaltou também que, o candidato aprovado firma o mesmo Termo de Compromisso utilizado na Instituição para concessão de licença para qualificação
 particular, onde se obriga a permanecer na Instituição apos a conclusão do Minter, bem como, a ressarcir a Instituição em caso de desistência ou reprovação.

Sobre o Mestrado

Estão abertas até 30 de junho, as inscrições para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Gestão de Políticas (Gespol), com Área de Concentração em Gestão e Avaliação de Políticas Públicas.

Ao todo são oferecidas 20 vagas, sendo 15 para servidores efetivos da UnirG, três vagas para ampla concorrência e duas para servidores técnicos-administrativos da UFT . As linhas de pesquisa são: 1) Dinâmicas Institucionais e Avaliação de Políticas Pública e 2) Educação, Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Territorial.

A inscrição deverá ser realizada na Secretaria do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas, situada no campus da UFT/Palmas no endereço: avenida NS 15, 109 Norte, bloco III, sala 31.

O processo seletivo consiste de quatro fases: prova objetiva, redação, análise do anteprojeto de pesquisa e análise de currículo.

Quanto ao Minter na área da Saúde, segundo oficio recebido da UFT, o prazo foi adiado para o primeiro semestre de 2017. Confira o ofício nº 283 aqui.