Cursos de Medicina e Enfermagem da UnirG participarão do PET-Saúde

09 de Junho de 2016

Foi apresentado essa semana na UnirG, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Esse é um programa do Governo Federal que, por meio dos Ministérios da Saúde e Educação, tem o objetivo de viabilizar o aperfeiçoamento e a especialização em serviço, bem como a iniciação ao trabalho, estágios e vivências dirigidos aos profissionais e estudantes da área da saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde.

67992b3d-61a0-4b82-aaf0-ccb23d1e3a0f

Em Gurupi, o programa será executado durante 24 meses, por meio de uma parceria entre o Centro Universitário UnirG e a Secretaria Municipal de Saúde.

A Instituição foi contemplada em um edital público e irá contar com a participação dos cursos de Enfermagem e Medicina. Serão atendidos pacientes com hipertensão arterial e diabetes mellitus, desde a prevenção à reabilitação.  Os pacientes serão captados e vinculados às unidades básicas de saúde.

A hipertensão arterial e o diabetes são considerados os fatores de risco cardiovasculares mais comuns na população, e contribuem para a alta morbidade e mortalidade por Acidentes Vasculares Encefálicos (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

Segundo um dos coordenadores do PET-Saúde na UnirG, Dr. Marcus Herrera, em países de primeiro mundo cerca de 30% da população é hipertensa e diabética. Destes, apenas 50% tem diagnóstico, 1/3 faz tratamento, mas apenas 5% atinge o controle eficaz.

“O PET irá promover a construção de um modelo de atendimento que atuará em todos os níveis, empoderando o paciente sobre sua doença e conscientizando a respeito da importância de tratamento contínuo. No final deste processo todos os envolvidos sairão ganhando, pois os acadêmicos vivenciarão a prática que vão exercer como médicos. O profissionais de saúde receberão capacitação dentro das recomendações mais atuais e, por fim, esperamos melhorar o trágico índice de prevenção e tratamento das duas doenças mais incapacitantes da atualidade”, explica Herrera.

Segundo a professora do curso de Enfermagem, Maria Imaculada da Silva Pinheiro e coordenadora do PET-Saúde, “as ações irão possibilitar o acompanhamento mais intensivo dos pacientes, programando os retornos médicos e as avaliações laboratoriais conforme as recomendações do Ministério da Saúde. Também será possível orientar a população sobre a importância da adesão ao tratamento e ainda sobre a prevenção de outras doenças”.

7f94451d-aab9-4c79-a38d-40e07bbb393bO programa buscará incentivar a interação ativa dos estudantes e docentes dos cursos de graduação em saúde com os profissionais dos serviços e com a população. Ao mesmo tempo, também possibilita que os profissionais tenham a formação pautada nos princípios e diretrizes do SUS, com abordagem integral do processo saúde doença, assim como uma visão integrada entre o ensino e a participação do profissional na comunidade em relação ao tratamento, educação em saúde e as demais políticas públicas.

Farão parte do programa docentes e tutores dos cursos participantes, que orientem a produção de conhecimento na área de atenção básica à saúde, além de quatro bolsistas e acadêmicos voluntários, sendo seis do curso de Enfermagem e 15 do curso de Medicina. Também irão compor a equipe enfermeiros e médicos das Unidades Básicas de Saúde Casego, João Manoel e São José São José.

Para a reitora da UnirG, Drª Lady Sakay, “participar de programas que proporcionem a integração entre o ensino, o serviço e a comunidade contribui para a melhoria da formação acadêmica, proporciona avanços na pesquisa  e qualifica o trabalho dos profissionais da saúde. Os cursos de Medicina e Enfermagem são os primeiros contemplados e, futuramente, teremos outros no programa, consolidando os caminhos para a residência multiprofissional".

De acordo com a coordenadora do PET-Saúde, a enfermeira Lorena Gonçalves, o projeto irá mudar, tanto a saúde do município, que ganha mais um reforço, quanto a UnirG, que passa a ter mais essa oportunidade de oferecer prática aos futuros profissionais. "Estamos iniciando um novo momento para a saúde de Gurupi, onde a parceria UnirG e Prefeitura se mostra mais sólida".

O programa visa a formação de profissionais de saúde com qualificação técnica e acadêmica, orientada pelo princípio da interdisciplinaridade, pesquisa e extensão. Acompanhar de forma contínua a qualidade clínica da população garante o recebimento dos medicamentos prescritos, define um perfil epidemiológico da população e desenvolve políticas de saúde pública que levem à melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

Equipe do PET-SUS na UnirG

PET Saude 3