Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
24 de Maio de 2016
No último fim de semana começaram as aulas da terceira turma do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Terapia Intensiva da UnirG. O primeiro módulo foi ministrado pelo professor de Goiânia-GO, o doutor em Medicina Tropical e Saúde Pública (Parasitologia), Walmirton Bezerra D’Alessandro. Ele abordou a Infectologia em Terapia Intensiva.
“Na aula destacamos o papel dos agentes infeciosos, especialmente bactérias, como provedores de enfermidades, que muitas das vezes se não utilizado um medicamento adequado pode desenvolver resistência”, disse o professor.
Dr. Walmirton relatou que um dos aspectos debatidos foi a ventilação mecânica, demonstrando que as técnicas e os aparelhos são cada vez mais sofisticados. “A área requer profissionais altamente capacitados para agir rapidamente, de forma humanista e com alto conhecimento nas tecnologias mais avançadas”, afirmou.
Eliab Vieira, aluno do curso e graduando em Fisioterapia pela UnirG, mencionou que a Terapia Intensiva tem grande abrangência e empregabilidade. “Todo cuidado é pouco em relação à infectologia. Até mesmo no simples ato de saber lavar as mãos corretamente para que o profissional e o paciente não sejam contaminados”, disse o aluno.
De acordo com o professor, o processo de formação do profissional da área da saúde, deve estar inserido no tripé ensino-pesquisa-extensão. “É necessária uma boa formação acadêmica, aprimoração e reciclagem de assuntos pertinentes a diferentes áreas de atuação”.
No dia 28 de abril o curso promoveu uma reunião científica, antecipando as atividades. Na ocasião, professores da Instituição apresentaram palestra e mesa-redonda sobre “Manejo de pacientes com sepse” e “Cuidados intensivos em pacientes sob ventilação mecânica”.
A coordenadora do curso, Ma. Janne Marques, falou sobre a consolidação do curso e as aulas práticas que enriquecerão a formação dos estudantes. “Para essa turma foram inseridos novos módulos, como o de Ressuscitação Cardiopulmonar. Antes também havia dois módulos de Ventilação Mecânica com 30 horas cada, e agora fizemos a junção para um módulo com 60 horas contendo uma parte teórica e outra prática”.
Currículo do professor
Walmirton Bezerra D’Alessandro é graduado em Biomedicina pela Universidade Federal de Goiás, mestre e doutor em Medicina Tropical e Saúde Pública (Parasitologia), pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (IPTSP/UFG). Tem experiência na área de Parasitologia, Artrópodes Parasitos e ou Vetores, Banco de Sangue, Imunohematologia, Doenças Tropicais e Infecciosas, Epidemiologia, Diagnóstico Laboratorial e Bioestatística.