Alunos da UnirG vão apresentar pesquisas no maior simpósio de fisioterapia respiratória do mundo, em BH

13 de Maio de 2016

Seis alunos que compõem a Liga Acadêmica de Fisioterapia Intensiva (Ligafi) do curso de Fisioterapia do Centro Universitário UnirG vão apresentar trabalhos científicos no XVIII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória  (SIFR). O evento ocorrerá entre os dias 08 e 11 de junho, em Belo Horizonte (MG).

ligafi 1Três trabalhos foram selecionados para apresentação: “Incidência de morbimortalidade por problemas respiratórios em indígenas no norte do Brasil”, “Análise de internações e mortalidade por insuficiência cardíaca nas regiões do Brasil” e “Exercícios submáximos versus incentivadores respiratórios: análise espirométrica e muscular”.

Participaram da pesquisa os estudantes: Anna Lívia, Joaquim Celito, Ívia Cavalcanti, Andréia Rangel, Lucas Rocha e Mirna Querido, com a orientação do professor Me. Geovane Rossone.  As pesquisam iniciaram há cerca de um ano e foram feitas com base em dados do Departamento de Informática do SUS (Datasus) e pesquisa de campo.

Segundo o Me. Geovane Rossone, além de apresentarem os trabalhos os alunos participarão de debates e palestras com os mais renomados profissionais da fisioterapia respiratória do mundo, proporcionando um novo nível de consciência sobre o processo de pesquisa e ensino-aprendizagem. “Com toda a certeza, teremos estudantes mais motivados e profissionais mais preparados, uma vez que este contato consolidará a importância de trabalhar com base em evidências científicas”, concluiu.

No estudo sobre a “Incidência de morbimortalidade por problemas respiratórios em indígenas no norte do Brasil” foi observado que os Estados que mais apontaram problemas de caráter respiratório em indígenas foram os que tiveram maiores gastos, com exceção do Amapá, e maior número de óbitos, evidenciados também pela baixa permanência. Além disso, foi evidenciado que a atenção básica de saúde nas comunidades indígenas pode reduzir os gastos e a taxa de morbimortalidade com internações desse caráter.

Já no trabalho “Análise de internações e mortalidade por insuficiência cardíaca nas regiões do Brasil” os ligantes concluíram que a região sudeste apresentou o maior número de internações, taxa de mortalidade e média de permanência por Insuficiência Cardíaca Congestiva do Brasil (ICC) no período de 2008 a 2015. Considerando o contingente populacional de cada região, aLIGAFI Sul apresentou a maior taxa de internação.

E na pesquisa “Exercícios submáximos versus incentivadores respiratórios: análise espirométrica e muscular”, o trabalho realizado com 33 indivíduos demonstrou que, na análise comparativa entre os resultados na melhoria da capacidade pulmonar por exercícios submáximos e incentivadores respiratórios, o treinamento físico promoveu resultados mais significantes do que os exercícios puramente respiratórios.

Rossone disse ainda que é importante para a formação do acadêmico que ele participe não
 somente como ouvinte, mas também como pesquisador. “Isso demostra que estamos no caminho acadêmico certo, desenvolvendo não só o aprendizado básico nas salas de aula, mas também focando essencialmente na pesquisa e no trabalho de campo. Com isso, estamos produzindo em nossos alunos o senso crítico e científico, que é a base dos programas de graduação em saúde das principais universidades do mundo”, destacou o professor.

Para o ligante, Lucas Sousa Rocha, a participação no Simpósio irá proporcionar experiências inesquecíveis para toda a formação. “Estamos em uma região distante da realidade dos grandes centros, em que as pesquisas são mais desenvolvidas. Ter o nosso trabalho selecionado nos faz acreditar que também podemos estar entre pessoas experientes e renomadas na área, trocando conhecimento. Isso é extremamente gratificante para todos nós da Liga”, disse o estudante.

O evento é considerado o maior Simpósio de Fisioterapia Respiratória do mundo. Na ocasião será comemorado os 30 anos da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespitatória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, maior entidade da área no País.

O curso de Fisioterapia da UnirG esteve presente nos últimos três Simpósios Internacionais, que ocorreram em Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), com pesquisas relacionadas à reabilitação pulmonar, terapia intensiva e epidemiologia de doenças cardiorrespiratórias.