Servidores e professores da UnirG poderão cursar mestrado interinstitucional

07 de Março de 2016

Uma proposta de parceria entre o Centro Universitário UnirG e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para programas de pós-graduação de Mestrado Interinstitucional (Minter) foi apresentada na tarde da ultima sexta-feira, 04, para servidores técnico-administrativos e docentes da Instituição.  O tramite para firmação do Termo de Cooperação está em curso, aguardando-se ainda aprovação pelo Conselho Acadêmico Superior da UnirG (Consup).

uft1A reunião foi conduzida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UnirG (Propesq). Participaram do encontro, a reitora, Drª Lady Sakay, o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, o pró-reitor da Propesq, Me. Marllos Peres de Melo, os coordenadores de programas de pós-graduação da UFT, Dr. Alex Pizzio e Dr. Guilherme Nobre, dentre outros gestores.

Os representantes da UFT apresentaram dois programas de mestrado, em Ciências da Saúde e em Gestão de Políticas Públicas.

Segundo Nobre, para o mestrado em Ciências da Saúde as áreas de concentração serão Ciência e desenvolvimento em saúde e práticas de prevenção e promoção da saúde. “O nosso foco é capacitar os profissionais onde eles atuam, promovendo o desenvolvimento da saúde no Estado”, destacou.

De acordo com Pizzio, quanto ao mestrado profissional em Gestão de Políticas Públicas “A área de concentração pretende retratar a perspectiva interdisciplinar das problemáticas referentes à elaboração, gestão e monitoramento das políticas públicas e seus reflexos sócio-espaciais”, disse.

Pizzio prevê que a seleção conterá quatro fases. “Prova objetiva, contendo português, inglês, administração pública e raciocínio analítico e lógico; redação; prova oral com defesa do projeto e análise curricular” descreveu.

Com a aprovação pelo Consup, a previsão para publicação do edital será para maio e o início das aulas em julho, por meio de módulos ministrados a cada 15 dias em Gurupi. A duração está estimada entre 12 a 24 meses. A oferta será de 40 vagas (25 para Gestão de Políticas Públicas e 15 para Ciências da Saúde). O valor do investimento deverá ser estipulado em R$ 1.200.

“Estamos em busca da concretização de um sonho de vários professores. Diversas ações estão sendo desenvolvidas para que possamos dar um salto importante em termo de capacitação e qualificação para o nosso corpo docente e também para os servidores técnico-administrativos”, afirmou Lady Sakay.

Para Sávio Barbalho, essa é uma importante conquista para a Instituição. “Observamos que ao longo dos anos, os professores vinham buscando essas qualificações de formauft2 individual e em instituições localizadas longe de Gurupi. É uma vantagem imensa trazer as aulas para a nossa cidade, pois diminui bastante os gastos com deslocamento e hospedagem. Levamos em conta também, que os cursos oferecidos pelo país costumam ser mais caros”.

Dinter

Durante a reunião o pró-reitor da Propesq falou também sobre o andamento das propostas em análise de Doutorado Interinstitucional (Dinter) apresentados pela UnirG para diversas Instituições de Ensino Superior do País. Os cursos de doutorado estão previstos para serem ofertados em 2017 apenas para docentes da UnirG.

“Foram enviadas mais de 50 propostas para essas instituições e obtivemos retorno positivo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)”, disse Márllos Melo.

Na Unicamp - Faculdade de Odontologia de Piracicaba, as propostas são para três programas de mestrados: Biologia Buco-Dental, Clínica Odontológica e Odontologia. Na UFMG, Conhecimento e Inclusão social em Educação e na USP, em Epidemiologia.

“O principal resultado dessas parecerias é um maior grau de qualificação dos recursos humanos. A intenção é que os projetos Minter e Dinter possam exercer um impacto positivo sobre as políticas de ensino e pesquisa da Instituição”, finalizou Melo.