Enade: estudante que deixou de fazer a prova deve pedir dispensa do Exame

08 de Dezembro de 2015

Os acadêmicos que deixaram de comparecer ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado em 22 de novembro, já podem pedir dispensa da avaliação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou a portaria que define as regras.

Conforme informações do Inep, o pedido deve ser apresentado, com a justificativa da ausência, à instituição de educação superior na qual o estudante está matriculado. Em caso de deferimento, o coordenador do curso registrará a situação em sistema on-line específico, no portal do Inep, entre o dia 18 dezembro e 29 de janeiro de 2016.

De 8 a 22 de fevereiro de 2016 será o prazo para pedir a dispensa diretamente ao Inep, para quem tiver o pedido indeferido pela instituição, apesar da ausência por motivo de saúde, mobilidade acadêmica ou outro impedimento relevante de caráter pessoal. Nesse caso, terá de apresentar requerimento de dispensa, declaração original de aluno regular e habilitado ao exame de 2015, comprovada por assinatura do responsável na instituição, e original ou cópia autenticada do documento comprobatório do impedimento para a participação. Os dois primeiros documentos estarão disponíveis no portal do Inep.

Conforme a portaria, aqueles que não preencheram o questionário do estudante, mesmo que tenham realizado a prova, estão em situação irregular no Enade 2015. O questionário estará disponível para preenchimento até 22 de fevereiro de 2016, na página do exame na internet.

Nesse ano os cursos participantes do Centro Universitário UnirG foram: Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social (Jornalismo), Direito e Psicologia. Em caso de dúvidas o estudante deve procurar a coordenação do seu curso.

Acesse o questionário do estudante aqui.

Confira a portaria nº 548/2015

* Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep