Professor de Psicologia da UnirG participa de publicação em livro

24 de Novembro de 2015

Vinicius Lopes Marinho, docente do curso de Psicologia, do Centro Universitário UnirG, publicou um capítulo Mulheres aprisionadas: um olhar sobre as estratégias de enfrentamento no livro Saúde Mental, Violência e Políticas Públicas: Relato de Experiências e Pesquisas. A obra foi organizada por pesquisadores do Núcleo de Estudos de Violência e Relações de Gênero da Universidade Estadual Paulista (Nevirg/Unesp) e está sendo publicada pela Editora CRV.

Prof Vinicius MarinhoO livro será lançado no próximo dia 01 de Dezembro no campus da Unesp em Assis (SP). O capítulo teve origem na pesquisa Relações sociais e perfil sociodemográfico das mulheres que cumprem pena numa unidade prisional feminina do Estado do Tocantins, realizada pela egressa de Psicologia, Tânia Tavares Reis, em parceria com o professor Vinícius. O objetivo do estudo foi analisar as relações sociais e o perfil sociodemográfico das presidiárias e identificar as estratégias de enfrentamento no cotidiano do cárcere.

convite divulgação 2 - Cópia“Recebi o convite para participar do livro com grande satisfação. Além de ser uma conquista pessoal, é também uma conquista para o curso de Psicologia da Instituição, que passa a ser representada com mais uma produção nacional, servindo também de incentivo para os nossos acadêmicos, tendo em vista que a produção em questão é fruto de pesquisa realizada na Instituição”, disse Marinho.

Vinicius Lopes Marinho é mestrando em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins e atualmente membro do Grupo de Pesquisa Qualidade de Vida da UFT, realizando pesquisas com as seguintes temáticas: Saúde, Qualidade de Vida e Resiliência.

Sobre o Nevirg

O Núcleo de Estudos de Violência e Relações de Gênero da Universidade Estadual Paulista dedica-se à produção de pesquisas, consultorias, palestras e capacitações de profissionais, publicação de livros, revistas científicas e outros meios de produção. Dentre os temas de pesquisa desenvolvidos pelo grupo estão: violência de gênero e violência contra a mulher, violência conjugal e familiar, violência doméstica contra crianças e adolescentes, questões de gênero e violência no contexto social e escolar, violência nas cidades, atuação dos atores sociais, entre outros.