UnirG recebe vistoria do MEC para credenciamento de residência médica

23 de Novembro de 2015

Hoje, 23, a avaliadora da Comissão Nacional de Médicos Residentes (CNRM), do Ministério da Educação (MEC), Drª Seyna Ueno Rabelo Mendes está em Gurupi para vistoria de avaliação educacional no Programa de Residência Médica em Medicina Geral de Família e Comunidade, do Centro Universitário UnirG.

mec1No início da tarde, a avaliadora reuniu-se com a direção da Instituição, na Reitoria. Participaram a reitora Drª Lady Sakay, o pró-reitor de graduação e extensão, Drº Marcos Gontijo, a diretora financeira e administrativa da Fundação UnirG, Danielle Mesquita e os membros da Comissão do Programa da Residência Médica em Medicina Geral de Família e Comunidade (Coreme/UnirG), Vladimir Tamayo Maestre, Luana Katiúcia de Oliveira Medrado e Sávia Denise S. Carlotto Herrera.

Drª Seyna Rabelo visitou as instalações do Hospital Regional de Gurupi (HRG) e duas Unidades Básicas de Saúde, dos setores Jardim Sevilha e Waldir Lins, onde serão desenvolvidas as atividades do programa.

Segundo a avaliadora, a partir de 2018, Medicina de Família será pré-requisito para quase todas as residências médicas.

“Nessa vistoria observo toda a estrutura das instalações, o espaço físico, se o Programa de Saúde da Família (PSF) do município funciona, se há condições para receber o profissional e também conhecer a realidade pública local”, disse Rabelo.

De acordo com o coordenador do Coreme/UnirG, Vladimir Tamayo, no HRG a vistoria é voltada para a observação da estrutura de emergência e internação para as patologias. “No hospital será vistoriada a estrutura em geral, o número de leitos e de partos, se há centro cirúrgico, UTI e laboratórios, por exemplo,” mencionou.

Conforme a reitora, a Instituição está com grandes expectativas de que o programa seja aprovado. “Estamos otimistas, pois já obtivemos autorização em residênciasMec 2 anteriores. A novidade agora é que o programa será elaborado e administrado pela UnirG. Antes a IES era responsável apenas pela coordenação acadêmico técnico-pedagógica”, disse Sakay.

“Essa será a primeira residência administrada pela UnirG, levando a Instituição ao mesmo patamar de igualdade com outras universidades do país”, destacou Tamayo.

Serão parceiros o Estado, o município de Gurupi e circunvizinhos. Obtendo a aprovação do MEC, a Coreme/UnirG poderá lançar o edital com 04 vagas. A previsão é de ser publicado em janeiro, com início das aulas para março de 2016.

Até o final da tarde a avaliadora deverá participar também de reunião com médicos residentes, além dos supervisores e preceptores do programa.

Fotos: Luiz Guilherme Brito - Ascom/UnirG